Colégios e regras de estudo no sistema jesuítico de educação

Autores/as

  • Marisa Bittar UFSCar

Resumen

Com este artigo objetivamos analisar a especificidade dos colégios jesuíticos no contexto da sociedade européia em transição para a Modernidade e, ao mesmo tempo, caracterizar a pedagogia jesuítica. Para tanto, a pesquisa teve como fonte principal o Ratio Studiorum, plano de estudos da Companhia de Jesus, aprovado em 1599 para ser adotado em todos os colégios jesuíticos, estabelecendo regras a serem seguidas por alunos e professores. O artigo focaliza o ensino como atividade essencial dos colégios e é por meio dele que evidencia os traços da pedagogia jesuítica. Por fim, buscamos refletir sobre os colégios como uma criação do mundo moderno.

Biografía del autor/a

Marisa Bittar, UFSCar

Doutora em História Social pela USP e professora titular de História da Educação da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2013-06-04

Cómo citar

Bittar, M. (2013). Colégios e regras de estudo no sistema jesuítico de educação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/147

Número

Sección

Artigos