Colégios e regras de estudo no sistema jesuítico de educação
Resumen
Com este artigo objetivamos analisar a especificidade dos colégios jesuíticos no contexto da sociedade européia em transição para a Modernidade e, ao mesmo tempo, caracterizar a pedagogia jesuítica. Para tanto, a pesquisa teve como fonte principal o Ratio Studiorum, plano de estudos da Companhia de Jesus, aprovado em 1599 para ser adotado em todos os colégios jesuíticos, estabelecendo regras a serem seguidas por alunos e professores. O artigo focaliza o ensino como atividade essencial dos colégios e é por meio dele que evidencia os traços da pedagogia jesuítica. Por fim, buscamos refletir sobre os colégios como uma criação do mundo moderno.
Citas
ANCHIETA, José de. Carta ao Padre Inácio de Loyola, Roma (São Vicente, março de 1555). In:
LEITE, Serafim, S.J. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil. Coimbra: Tipografia da Atlântida, 1957. v. II, p. 193-209.
BITTAR, Marisa; FERREIRA Jr., Amarilio. Casas de bê-á-bá e evangelização jesuítica no Brasil do século XVI. Educação em Questão, Natal, v. 22, n. 8, p. 153-181, jan./abr. 2005.
BOWDER, Diana. Quem foi quem na Roma Antiga: dicionário biográfico. Tradução de Maristela Ribeiro de Almeida Marcondes. São Paulo: Art Editora; Círculo do Livro, 1980.
BRESSOLETTE, Claude. Vaticano I. In: LACOSTE, Jean-Yves (Org.). Dicionário crítico de teologia. Tradução de Paulo Meneses et al. São Paulo: Paulinas; Edições Loyola, 2004. p. 1819.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
COMENIUS, Jan Amos. Didática magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos. Introdução e tradução: Joaquim Ferreira Gomes. 3. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1987.
COMPANHIA DE JESUS. Ratio Studiorum: o método pedagógico dos jesuítas. Tradução de Leonel Franca. O método pedagógico dos jesuítas. São Paulo: Agir, 1952.
COSTA, José Silveira da. Tomás de Aquino: a razão a serviço da fé. 4. ed. São Paulo: Moderna, 1997. (Coleção Logos).
DURKHEIM, Emile. A evolução pedagógica. Tradução de Bruno Charles Magne. 2. reimpressão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
ENGELS, Friedrich. Anti-Düring: filosofia, economia política, socialismo. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
FRANCA, Leonel. Apresentação. In: COMPANHIA DE JESUS. Ratio Studiorum: o método pedagógico dos jesuítas. Tradução de Leonel Franca. O método pedagógico dos jesuítas. São Paulo: Agir, 1952.
LEITE, Serafim S. J. História da Companhia de Jesus no Brasil. Lisboa: Livraria Portugália; Rio de Janeiro: Livraria Civilização Brasileira; Instituto Nacional do Livro, 1938-1950. t. I-X.
______. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil (1538-1563). Coimbra: Tipografia da Atlântida, 1956-1958. t. I-III.
LOYON, Henry R. (Org.). Dicionário da Idade Média. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1997.
MANACORDA. Mario Alighiero. História da educação: da Antigüidade aos nossos dias. Tradução de Gaetano Lo Monaco. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1989.
RAGAZZINI, Dario. Para quem e o que testemunham as fontes da História da Educação? Educar em Revista, Curitiba, n. 18, p. 13-28, 2001.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. (Coleção memória da educação).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.