Saberes docentes: natureza, aquisição e uso no contexto da sala de aula
Resumen
O objetivo deste estudo foi verificar como professores do ensino médio adquirem e utilizam o conhecimento no contexto da sala de aula. Optou-se pela pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. As técnicas de coleta de dados foram a entrevista individual semiestruturada e a observação participante, ambas ferramentas da etnografia. A amostra constituiu-se de três professores do ensino médio de uma escola estadual do município de Curitiba-PR. Os principais resultados do estudo mostram que o saber mais valorizado pelos três professores participantes deste estudo é o saber científico, embora também valorizem o saber pedagógico, mas a busca por este conhecimento se dá apenas pela leitura de livros que abordam estas questões. Outro saber que os professores valorizam sobremaneira é o saber da experiência que, na verdade, é o saber mais utilizado pelos professores no dia-a-dia da sala de aula.
Citas
CONELLY, Michael; CLANDININ, Jean; FANG HE, Ming. Teachers’ personal practical knowledge on the professional knowledge landscape. Teaching and Teacher Education, v.13, n.7, p.665-674, 1997.
GLASER, Barney; STRAUSS, Anselm. The discovery of grounded theory. Chicago: Aldine, 1967.
MONTEIRO, Ana Maria Fereira da Costa. Professores: entre saberes e práticas. Educação e Sociedade, Campinas, v.22, n.74, 2001.
MOREIRA, Herivelto et al. A concepção de conhecimento profissional e sua aquisição por professores do ensino médio. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v.15, n.25, p. 227-238, jan./jun. 2006ª.
MOREIRA, Herivelto. A escola e o desenvolvimento profissional do professor. Revista Comunicações, Unimep, ano 13, n.2 p.132-149, nov. 2006b.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1993.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n 2, p. 72-89, jul./dez. 1996.
______. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
SHULMAN, Lee. Paradigms and research programs in the study of teaching: a contemporary perspective. In: WITTROCK, M.C. (Ed.). Handbook of research on teaching. 3. ed. New York: Mac Millan, 1986. p.3-36.
______. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, February 1987.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n.13, 2000.
______. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, n.73, p.209-244, 2000.
VASCONCELOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. 12. ed. São Paulo: Libertad, 2002. Cadernos Pedagógicos do Libertad 2.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.