A qualidade na educação: uma exigência possível

Autores/as

  • Ademar de Lima Carvalho UFMT

Resumen

Este texto apresenta uma reflexão acerca da educação de qualidade enquanto instrumento central constitutivo de uma docência, formação, ensino e aprendizagem de boa qualidade. Parto do pressuposto de que a educação de qualidade tem como substrato a dimensão política, visando formar o educando como sujeito capaz de compreender o mundo do trabalho e produzir reflexão crítica da cultura. Portanto, ao abordar a qualidade da educação na atualidade, na dimensão do pedagógico, lançamo-nos a uma discussão que não pode ser reduzida a sala de aula, visto que o conhecimento e a vida são tecidos no universo social. Enfim, trazemos à discussão o pressuposto de que o ato educativo de qualidade é aquele que possibilita ao educando “espantar-se” e “admirar-se” com o processo de construção de um sujeito coletivo, comprometido com a transformação social.

Biografía del autor/a

Ademar de Lima Carvalho, UFMT

Doutor em Educação (UNESP). Professor da UFMT (Campus
Universitário de Rondonópolis). Endereço: Av. Sebastiana
Maria de Jesus, 119. Jardim Pindorama, Rondonópolis-MT,
Brasil.

Citas

CARVALHO, Ademar de Lima. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: Edufmt, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação. São Paulo: Unesp, 2000.

______. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

______. Educação e mudança. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

______. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

______. Pedagogia dos sonhos possíveis. FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). São Paulo: Editora UNESP, 2001.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

______. Pedagogia da esperança: um encontro com a Pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

GADOTTI, Moacir. A escola e o professor: Paulo Freire e a paixão de ensinar. São Paulo: Publisher Brasil, 2007.

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democrática e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.

RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001.

WOGEL, Lívio dos Santos. Ócio do oficio: contribuições da pedagogia do ócio para a formação de professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2007.

Publicado

2013-06-03

Cómo citar

Carvalho, A. de L. (2013). A qualidade na educação: uma exigência possível. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (29). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/124

Número

Sección

Artigos