A dubiedade da formação docente: um peso e duas medidas. O curso de Magistério e a Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(04)Abstract
Esse artigo tem por finalidade problematizar a dubiedade da formação docente em nível médio e nível superior para atuar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Realiza uma análise dos currículos do curso de Magistério em nível médio oferecido pelo estado de Santa Catarina, e de um curso de Pedagogia, ofertado por uma universidade pública do mesmo estado. Tendo em vista que ambas as formações têm o mesmo objetivo, a formação do docente para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental, observa-se uma disparidade entre os currículos, quanto à carga horária, às disciplinas, aos enfoques nos estágios. Questiona-se, portanto, quais motivos mantém a coexistência dessas duas formações, mesmo após as normativas legais prescreverem a extinção do curso de formação docente em nível médio, a qual, por ter seu fim determinado, não recebe investimentos. Conclui-se que as más condições de exercício da profissão e a desvalorização social e econômica estão intrinsicamente ligadas à qualidade da formação docente.References
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em: 8 dez. 2015.
______. Resolução CEB n. 2, de 19 de abril de 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb02_99.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2015.
______. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2015.
______. Resolução n. 3, de 20 de junho de 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 29 nov. 2015.
______. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional da Educação. 2014. Disponível em: <http//pne.mec.gv/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 6 dez. 2015.
______. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 5 dez. 2015.
CARVALHO, M. C. A. O dilema da eterna transitoriedade na formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. Educação em Perspectiva, v. 4, p. 37-62, 2013. Disponível em: <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/view/404>. Acesso em: 28 nov. 2015.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2015.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo et al. Formação docente e novas tecnologias. In: CONGRESSO DA REDE IBEROAMERICANA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA – RIBE, 4. Brasília, DF, 1998. p. 1-8. Anais... Disponível em: <http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200342414941210M.PDF>. Acesso em: 3 dez. 2015.
PENITENTE, L. A. A. Professores e pesquisa: da formação ao trabalho docente, uma tessitura possível. Formação Docente, v. 4, p. 19-38, 2012. Disponível em: <http://docplayer.com.br/1715326-Professores-e-pesquisa-da-formacao-ao-trabalho-docente-uma-tessitura-possivel.html>. Acesso em: 28 nov. 2015.
SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, p. 07-19, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/15667>. Acesso em: 2 dez. 2015.
SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo plano nacional de educação. Educação & Sociedade, v. 31, n. 112, p. 981-1000, jul./set. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/17>. Acesso em: 21 abr. 2015.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 61-88, 2000. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/30070>. Acesso em: 29 nov. 2015.
VALLIANT, Denise. Atraer y retenerbuenosprofesionalesenlaprofesión docente: políticas enLatinoamérica. Revista de Educación, n. 340, p. 117-140, 2006. Disponível em: <http://www.oei.es/docentes/articulos/atraer_retener_buenos_profesionales_latinoamerica_vaillant.pdf>. Acesso em: 2 mar. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.