A construção de subjetividades nas práticas de disciplinamento: narrativas sobre o cotidiano escolar
Abstract
Este artigo pretende apresentar narrativas sobre o cotidiano escolar, com objetivo de identificar dispositivos de poder. Assim como o disciplinamento dos alunos e a constituição de subjetividades socialmente determinadas. Por meio da prática, das relações entre professor e aluno, pode-se verificar a materialização da dominação e submissão de crianças, a uma norma estabelecida para simplesmente colocar limites, fazer obedecer. Tal contexto, não propicia a produção de indivíduos autônomos, ou críticos, como estabelece o discurso pedagógico.
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
GALLO, Silvio. Subjetividade, ideologia e educação. Campinas, SP: Alínea, 2009.
GONÇALVES, Maria da Graça Marchinha; BOCK, Ana Mercês Bahia. A dimensão subjetiva dos fenômenos sociais. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchinha (Orgs.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cotez, 2009. p. 116-157.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 35-86.
MARCELO, Fabiana de Amorim. Sobre os modos de produzir sujeitos e práticas na cultura: o conceito de dispositivo em questão. Currículo sem fronteiras, v. 9, n. 2, p. 226-241, jul./dez. 2009.
SILVA, Tomaz Tadeu da. As pedagogias psi e o governo do eu nos regimes neoliberais. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petropolis, RJ: Vozes, 1998. p. 7-13.
SKLIAR, Carlos. A questão e a obsessão pelo outro em educação. In: GARCIA, Regina Leite; ZACCUR, Edwiges; GIAMBIAGI, Irene (Orgs.). Cotidiano: diálogos sobre diálogos. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 49-62.
VEIGA NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo horizonte: Autêntica, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.