Violência intermediária: um olhar para o cotidiano escolar
Abstract
Estudo sobre as violências concreta, simbólica e intermediária. O artigo pauta-se por certezas provisórias consolidadas por intermédio do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa – Podis (Poder e Disciplinamento nas Instituições Escolares de Sorocaba, SP). Lançamos um novo olhar sobre violências nas escolas o qual produz o paradigma intermediário e supera os conceitos sobre as conceituações concretas e simbólicas. Metodologicamente, resgatamos as ideias de Bourdieu e as das Fiches thématiques, estudo do governo coordenado por Debarbieux, as quais apresentam uma radiografia sobre as violências nas escolas francesas. Objetivamente, realizamos recortes sobre ações que definem a dimensão do político, do ato de decifrar, interpretar e controlar as violências nas instituições escolares. Deixamos claro que não existe uma violência, mas um conjunto de violências que precisa ser contextualizado.
References
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.
DEBARBIEUX, Eric et al. Fiches thématiques – Contributions du conseil scientifique – Les États Généraux de la Sécurité à l´École : comprendre, prévenir, agir. Sorbonne, Paris: Ministère de L´Éducation Nationale, 2010.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.
______. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MEDRADO, Hélio. Violências: do cotidiano à institução escolar – uma abordagem interdisciplinar. São Paulo: Porto de Ideias, 2010
TOCQUEVILLE, A. De la démocratie en Amérique – I. Paris: Garnier-Flammarion, 1981.
TOURAINE, Alain. Pourrons-nous vivre ensemble? Égaux et différents. Paris: Fayard, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.