A gestão democrática em espaços não formais de ensino
Abstract
Este texto buscou analisar a concepção de gestão democrática implícita nas ações educativas ofertadas por dois espaços não formais de ensino. O estudo foi realizado na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, FASE, mediante o enfoque do Curso Capacitação de Agentes Sociais e Conselheiros Municipais, e no Instituto Ayrton Senna, a partir da abordagem do Programa Gestão Nota 10. O referencial teórico utilizado no estudo enfatizou a dimensão política que os espaços não formais de ensino podem assumir (MÉSZAROS, 2005; GOHN, 2006; TRILLA, 2008) sem defender a diminuição do papel do Estado na oferta da educação pública. As reflexões de Paro (2010), Lück (2000) e Dourado (2001) respaldam a concepção de gestão democrática adotada no texto. Além dos autores mencionados, o estudo traz as contribuições de Charlot (2000) sobre a possibilidade de construção de uma nova relação com o saber na análise das ações educativas investigadas. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como instrumentos de coleta de dados: análise documental e entrevistas com os coordenadores pedagógicos das duas Organizações do Terceiro Setor. Os resultados encontrados na pesquisa indicaram que, nas ONGs estudadas, as diferenças sobre a dimensão política da gestão educacional são acentuadas.
Palavras-chave
Gestão democrática. Espaços não formais de ensino. ONGs.
References
AQUINO, Otto. A presidente da instituição do Instituto Ayrton Sena explica como a instituição combate a baixa qualidade da educação no país. Entrevista concedida por Viviane Senna. [28/09/2009]. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/entrevista-viviane-senna-501658.shtml>. Acesso em: 27 nov. 2009.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber. Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médica Sul, 2000.
DOURADO, L. A. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In: FERREIRA, N. C. (Org.). Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 77-96.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio - avaliação de políticas públicas educacionais, Rio de janeiro, v. 14, n. 50, jan./mar. 2006.
______. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2000.
GOHN, Maria da Glória (Org.) Movimentos sociais no início do século XXI. Antigos e novos atores. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE). Disponível em: <http://www.fase.org.br>. Acesso em: 27 nov. 2009.
______. Curso Capacitação de Agentes Sociais e Conselheiros Municipais. Disponível em: <http://www.fase.org.br/v2/pagina.php?id=513>. Acesso em: 27 nov. 2009.
GONZALEZ, Wânia Regina Coutinho. Educação e sustentabilidade: ações educativas do terceiro setor no Rio de Janeiro. Relatório de pesquisa. Rio de Janeiro: FAPERJ, outubro de 2008. 55 p.
Instituto Ayrton Senna. [s/d]. Disponível em: <http://www.institutoayrtonsenna.com.br>. Acesso em: 27 nov. 2009.
LÜCK, Heloísa. Gestão escolar e formação de gestores. In: Em Aberto, Brasília, v. 17, n. 72, p. 11-33, fev./jun. 2000.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Campinas, SP: Boitempo, 2005.
MONTAÑO, Carlos. Terceiro Setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 263 p. v. 1.
______. Formação de gestores escolares: a atualidade de José Querino Ribeiro. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 107, p. 453-467, 2009. ISSN 0101-7330. DOI 10.1590/S0101-73302009000200008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n107/08.pdf>. Acesso em: 14 maio 2010.
PERONI, Vera Maria Vidal. O público e o privado na gestão e financiamento de sistemas educacionais públicos: um estudo dos programas da Rede Vencer. In: RUSSO, Miguel Henrique. Escola e paradigmas de gestão. ECOS – Revista Cientifica UNINOVE, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 25-42, jun. 2004.
TRILLA, Jaume. A educação não-formal. In: GHANEM, Elie; TRILLA, Jaume; ARANTES, Valéria Amorim (Orgs.). Educação formal e educação não formal. São Paulo: Summus, 2008. p. 15-55.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.