PIIER - Programa de Integração e de Inclusão Etnicorracial: ações afirmativas na UNEMAT
Abstract
Este artigo origina-se de uma pesquisa realizada em 2008/2 no curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Cáceres. O objetivo foi analisar o PIIER a partirda percepção dos docentes, discentes cotistas e não cotistas. O PIIER foi implantado em 2005/2 como uma política de ação afirmativa de acesso de candidatos autodeclarados negros na UNEMAT. Os resultados apontaram que a interação entre alunos cotistas e não cotistas nas atividades em sala de aula e extraclasse se davam naturalmente. Uma parte dos pesquisados percebem o PIIER como discriminatório, outros acreditam que contribui para o acesso à universidade, enquanto outros entendem que as cotas devem ser sociais. Concluímos que existem concepções discriminatórias nas falas dos sujeitos, o que denota a necessidade de uma (re)educação.
References
BARBOSA, Valci Aparecida; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos. Avaliação do PIIER: a percepção dos docentes e discentes do curso de Enfermagem do Campus de Cáceres – UNEMAT. 65p. 2008. Monografia de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Didática do Ensino Superior) – Departamento de Pedagogia, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres, MT.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações da Emendas Constitucionais n. 1/92ª e 42/2003 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/94 – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2004. 436p.
CARVALHO, José Jorge de. Inclusão étnica e racial no Brasil: a questão das cotas no ensino superior. São Paulo: Atar, 2005.
COSTA, Jaqueline da Silva. Cor em movimento: um estudo de caso sobre a vida cotidiana de jovens e adultos negros do projeto pré-vestibular gerido pela UNEMAT no município de Cáceres/MT. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, MT, 2006.
GOMES, Joaquim B. Barbosa. Ação afirmativa & princípio constitucional de igualdade: o direito como instrumento de transformação social – a experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
______. O debate constitucional sobre as ações afirmativas. In: SANTOS, Renato Emerson; LOBATO, Fátima (Orgs.). Ações afirmativas: políticas públicas contra as desigualdades sociais. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos. Avaliação institucional: o uso dos resultados como estratégia de (re) organização dos espaços de discussão nas universidades. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, São Paulo/SP, 2008.
MORAES, Wanilda Coelho Soares de. Afrodescendentes na Educação Superior: uma contribuição do terceiro setor. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE: ANPED-CO, 9. Brasília, Anais... Brasília, Julho/2008. (CD Room).
SANTOS, Sales Augusto de. Ação afirmativa e mérito individual. In: SANTOS, Renato Emerson; LOBATO, Fátima (Orgs.). Ações afirmativas: políticas públicas contra as desigualdades sociais. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SANTOS, Joel Rufino dos. O movimento negro e a crise brasileira. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 287-307, jul./set. 1985.
SILVA, Cidinha da (Org.). Ações afirmativas em educação: experiências brasileiras. São Paulo: Summus, 2003.
UNEMAT. Resolução n. 200/2004-CONEPE. Aprova o Programa de Integração e Inclusão Etnicorracial da Universidade do Estado de Mato Grosso, 2004. Disponível em: <http://www.unemat.br/>. Acesso em: 10 out. 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.