Gestão escolar - possibilidades de uma administração democrática
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i11.591Abstract
Esse texto apresenta a importância da gestão democrática no processo educacional e o papel do diretor escolar favorecendo essa administração e contribuindo na formação docente. Para melhor compreensão dessa conquista da população, a gestão democrática e participativa, o texto traz na sua primeira parte um histórico político educacional.
References
ARAÚJO, C. B.Z.M. Da democratização do ensino à gestão democrática. Campo Grande/ MS, In: Mimeo, 1999.
DOURADO, L.F.. A escolha de dirigentes escolares: Políticas e Gestão da Educação no Brasil.
In: FERREIRA, N. S. (Org). Gestão Democrática da educação: atuais tendências novos
desafios. São Paulo: Cortez Editora, 1998.
GHIRALDELLI Jr. P. História da educação. São Paulo: Cortez Editora, 2ª edição, 1994.
GOES, M. O golpe na educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985.
HORA, D. L. da. Gestão democrática na escola. Campinas: Papirus Editora, 4ª
edição, 1998.
LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994.
MELLO, Guiomar Namo de e SILVA, Rose Neubauer da. Mudanças nos padrões de gestão educacional no contexto da reforma do Estado: análise de doze estudos de caso. In: XAVIER, Antonio Carlos da Ressurreição. Gestão educacional: experiências inovadoras. Brasília: IPEA, 1995.
MELLO, Guiomar Namo de e WEY, Vera Lúcia (part.). Estado de Minas Gerais: em busca de um novo padrão de gestão educacional. In: XAVIER, Antonio Carlos da Ressurreição. Gestão educacional: experiências inovadoras. Brasília: IPEA, 1995.
NOGUEIRA, M. J. O diretor – articulador do projeto da escola. In: Idéias
Diretor/dirigente: a construção de um projeto pedagógico na escola pública.
São Paulo: FDE, 1992.
PARO, V.H. Administração escolar introdução crítica. São Paulo: Cortez Editora,
1986.
__________Eleição de diretores: a escola experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996.
PRAIS, Maria de Lourdes Melo. Administração colegiada na escola pública. Campinas: Papirus, 1996.
SILVA JUNIOR, Celestino Alves. A escola pública como local de trabalho.
São Paulo: Cortez Editora, 1990.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.