A questão das fontes de investigação em História da Educação
Abstract
Este texto apresentado no 11º Congresso de Leitura (COLE) da UNICAMP, em julho de 1997, tem uma dupla finalidade. Na primeira parte apresento os traços distintivos das principais correntes epistemológicas e as respectivas influências que elas exercem em relação ao processo de produção do conhecimento histórico, particularmente no âmbito da história da educação. E, depois, faço uma breve exposição dos resultados das últimas pesquisas que Paolo Nosella e eu temos desenvolvido. Essas pesquisas têm como suporte teórico as categorias de análise propostas por André Petitat, notadamente aquelas referentes aos estudos sobre o surgimento dos colégios franceses no século XVI.
References
ALENCASTRO, L. F. Entrevista. Folha de S. Paulo, 04.12.94, Cad. 6, p. 7.
BUFFA, E. & NOSELLA, P. Trabalho e Educação: a Escola Profissional de São Carlos. São Carlos: EDUFSCar/FAPESP/CEETEPS, 1998.
CARDOSO, C. F. S. Entrevista. Registro, ano 2, nº. 3, mar. ago. 1995, p. 5.
CARDOSO, C. F. S. Uma Introdução à História, 9ª. Ed., S. Paulo: Brasiliense, 1992.
CARR, E. H. Que é História?, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LE GOFF, J. História e Memória, 3ª. Ed., Campinas: Ed. UNICAMP, 1974.
LÖWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen, São Paulo: Busca Vida, 1987.
NOSELLA, P. & BUFFA, E. Schola Mater: A Antiga Escola Normal de São Carlos, São Carlos: EDUFSCar/FAPESP, 1996.
NOSELLA, P. & BUFFA, E. Universidade de São Paulo: Escola de Engenharia de São Carlos; os primeiros tempos, 1948-1971. São Carlos: EDUFSCar/FAPESP, 2000.
NOVAIS, F. A. (Org.). História da Vida Privada no Brasil, Prefácio, São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
PETITAT, A. Produção da Escola, Produção da Sociedade, Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
SHAFF, A. História e Verdade, 3ª Ed., São Paulo: Martins Fontes, 1986.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.