A educação do século XXI: integrar trabalho e tempo livre

Authors

  • Paolo Nosella

Abstract

Neste artigo analisa-se a dicotomia, existente na civilização ocidental, entre o mundo da necessidade e o mundo da liberdade. Dividido em três partes: História, Sociedade Pós-Industrial e Virtual e Educação, o texto apresenta a idéia que os educadores, na atualidade, são chamados a elaborar um novo estatuto pedagógico, assentado no princípio educativo que integra trabalho e tempo livre.

References

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Ed. Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1985, 7ª ed.

ARISTÓTELES, Política, Ed. UnB, Brasília, 1985.

BUFFA, E. e NOSELLA, P. Epílogo Artes Liberais e Artes Mecânicas: a difícil integração. In: A Escola Profissional de São Carlos, EDUFSCar, 1998.

CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Educação para o lazer. Ed. Moderna, São Paulo, 1998.

FRIEDMANN, George. O trabalho em migalhas. Editora Perspectiva, São Paulo, 1983.

FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 2ª ed., Petrópolis, Ed. Vozes, , 1998.

GRAMSCI, Antônio. Caderno do cárcere nº 12: os intelectuais e a escola. Curador Paolo Nosella, In: História e Perspectivas. nº 5, 1991, pp. 125-165, Ed. Universidade Federal de Uberlândia, MG.

HESÍODO, Os Trabalhos e os Dias. Ed. Iluminuras, São Paulo, 1991.

HOMERO, Ilíada (em verso), Trad. Carlos Alberto Nunes, EDIOURO, Rio de Janeiro.

MASI, Domenico de. A Educação e a Regra. (Trad. Elia Ferreira Ebel), Ed. UnB, Brasília, 1999.

_______. Desenvolvimento sem trabalho. (Trad.Eugênia Deheinzelin), Ed. Esfera, São Paulo, 1999.

_______. O amanhecer do 3º milênio – perspectivas para o trabalho e tempo livre. mimeo, 1999.

NOVO TESTAMENTO. Os Evangelhos, Editora Herdes, São Paulo, 1970.

OFFE, Claus, Trabalho e Sociedade – problemas estruturais e perspectivas para o futuro da Sociedade do Trabalho, Vols. I e II, Ed. Campo Brasileiro, Rio de Janeiro, 1989 e 1991. (Trad. Gustavo Bayer e Margit Martinsic).

SCANAGATTA, Silvio. Creativitá e Societá Virtuale, Ed. Franco Angeli, Milano, 1996.

______. La scuola infinita dopo la scuola – la socializzazione della quotidianitá Universidade de Padova, Itália (mimeo).

_______. Generazione Virtuale, Ed. Carocci, Roma, 1999.

Published

2013-11-13

How to Cite

Nosella, P. (2013). A educação do século XXI: integrar trabalho e tempo livre. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (12). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/568

Issue

Section

Ponto de Vista