Instrução pública e profissão docente em Minas Gerais (1825-1852)
Abstract
Este trabalho teve por objetivo compreender as representações produzidas sobre a profissão docente e as capacidades específicas do professor, na primeira metade do século XIX, momento em que se buscava organizar a instrução pública primária mineira.O período analisado foi de intensos debates sobre a organização do sistema de ensino primário. Foi marcado pela produção de discursos através dos quais foi veiculada a necessidade de organização da instrução pública e da formação dos professores, bem como a criação de uma Escola Normal na qual estes pudessem ser formados.
References
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
_____. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, 11(5), p. 173-91, 1991.
MINAS GERAIS. Instrução Pública. SP. Relatórios de Presidente de Província. 1828- 1852. A.P.M.
MINAS GERAIS. Instrução Pública. Lei nº13 de 28 de março de 1835. Livro das Leis Mineiras. A.P. M.
MINAS GERAIS. Instrução Pública. Originais mais pareceres e atos relativos a exames de Instrução Pública (1846-1850). SP.392.A.P.M.
MINAS GERAIS. Instrução Pública. Memória (1839). SP. 236. A.P.M.
ORLANDI, Eni P. Discurso fundador. A formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993.
UNIVERSAL, O. OuroPreto, 1825, 1826, 1827, 1828, 1829, 1830, 1831, 1832, 1833, 1834, 1835, 1836, 1837, 1838, 1839, 1840, 1841, 1842.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.