A política educacional e os professores da escola pública rio-grandense na Primeira República
Abstract
O artigo busca contribuir para a compreensão dos elementos que caracterizaram a escola pública do Rio Grande do Sul, no primeiro período republicano, abordando os professores e sua situação a partir das determinações da política republicana para o setor da educação gaúcha. Para a caracterização do professor público gaúcho, à época, tratamos de sua origem social, de sua situação funcional e salarial e do nível de sua formação e de seu preparo didático-pedagógico. Esses elementos possibilitam, ainda que parcialmente, a percepção do papel desenvolvido pelos docentes, para a modernização capitalista do Estado gaúcho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.