A motivação e o comprometimento do professor na perspectiva do trabalhador docente
Abstract
Os objetivos do presente artigo são: a) examinar a relevância das variáveis do modelo do investimento desenvolvido por Rusbult e Farrell, b) identificar as percepções dos professores em termos de satisfação, insatisfação, investimentos, alternativas a carreira e comprometimento no trabalho e c) identificar a necessidade de desenvolver o conteúdo de cada variável além do já disponível na literatura com a finalidade de desenvolver um questionário para ser distribuído para uma amostra maior. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa. Os principais resultados do estudo mostraram que em situações muito similares os professores atribuem diferentes significados ao trabalho no que se refere à motivação e ao comprometimento.
References
BALL, Stephen. The micro-politics of the school. London: Methuen, 1987.
BALL, Stephen; GOODSON, Ivor. Understanding teachers: concepts and contexts. In: BALL, Stephen; GOODSON, Ivor (eds.). Teachers lives and careers. Lewes: Falmer Press, 1985. p.1-25.
BASTOS, Antonio. Comprometimento no trabalho: o estado da arte e uma possível agenda de pesquisa. Cadernos de Psicologia, n. 1, p. 44-62, 1995.
BATCHLER, Merv. Motivating staff: a problem for the school administrator. The Journal of Educational Administration, n. 1, p. 45-53, 1981.
DE PAULA, Nilma. Levantamento dos fatores de satisfação e insatisfação do trabalho, vivenciados pelos docentes de alguns cursos de graduação em nutrição no Brasil. 1990. Dissertação (Mestrado em Administração Hospitalar) – Faculdade São Camilo de Administração Hospitalar, São Paulo.
DRIGOTAS, Stephen; RUSBULT, Caryl. Should I stay or should I go? A dependence model of breakups. Journal of Personality and Social Psychology, n. 62, v. 1, p. 62-87, 1992.
FARRELL, Dan; RUSBULT, Caryl. Exchange variables as predictors of job satisfaction, job commitment, and turnover: the impact of rewards, costs alternatives, and investments. Organizational Behavior and Human Performance, n. 28, p. 78-95, 1981.
GLASER, Barney; STRAUSS, Anselm. The discovery of grounded theory. Chicago, IL: Aldine, 1967.
GOETZ, Judith Preisle; LECOMPTE, Margaret. Ethonographic research and the problem of data reduction. Anthropology and Education Quarterly, 12, p. 51-70, 1981.
GOIS, Antonio. A realidade do professor no Brasil. Disponível em: <http://www2.uol.br/ aprendiz/n_colunas/a_gois/2002>. Acesso em: 20 set. 2002..
LOCKE, Edwin. A. Job satisfaction. In: GRUNEBERG Michael; WALL, Toby (Eds.). Social psychology and organizational behaviour. New York: John Wille, 1985. p. 93-117.
LORTIE, Dan. Schoolteacher: a sociological study. Chicago: University of Chicago Press, 1975.
MENLO, Allen; POPPLETON, Pam. A five country study of the work perceptions of secondary schoolteachers in England, the United States, Japan, Singapore and West Germany (1986-1988). Comparative Education, n. 26, v. 2/3, p. 173-209, 1990.
MOREIRA, Herivelto. Motivation Profiles of Physical Educators. 1995, 221f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Universidade de Exeter-GB.
MOREIRA, Herivelto; SPARKES, Andrew; FOX, Kenneth. Physical education teachers and job commitment: a preliminary analysis. European Physical Education Review, n. 2, v. 1, p. 122-136, Autumn 1995.
MOREIRA, H.; FOX, K.R.; SPARKES, A.C. Job motivation profiles of physical educators: theoretical background and instrument development. British Educational Research Journal, n. 6, v. 28, p. 845-861, December 2002.
NIAS, J. Commitment and motivation in primary school teachers. Educational Review, 33, p. 181-190, 1981.
OLIVER, Bernard et al. Teacher development and job incentives: a psychological view. Journal of Teaching in Physical Education, n. 7, p. 121-131, 1988.
POPPLETON, Pam. Teacher professional satisfaction: its implications for secondary education and teacher education. Cambridge Journal of Education, n. 18, p. 5-16, 1988.
REGIANI, Maria Cláudia. Fatores de satisfação e insatisfação no trabalho do professor, a partir da teoria da motivação e higiene de F. Herzberg. 2001, 113 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Curitiba.
ROSENHOLTZ, Susan; SIMPSON Carl. Workplace conditions and the rise and fall of teacher’s commitment. Sociology of Education, n. 63, p. 241-257, 1990.
RUSBULT, Caryl. Satisfaction and commitment in friendships. Representative Research in Social Psychology, n. 11, p. 96-105, 1980.
RUSBULT, Caryl; FARRELL, Dan. A longitudinal test of the investment model: the impact on job satisfaction, job commitment, and turnover of variations in rewards, costs, alternatives, and investments. Journal of Applied Psychology, n. 68, v. 3, p. 429-438, 1983.
RUSBULT, Caryl; JOHNSON, Dennis; MORROW, Gregory. Predicting satisfaction and commitment in adult romantic involvements: an assessment of the generalizability of the investment model. Social Psychology Quarterly, n. 49, p. 81-90, 1986.
SIKES, Patricia; MEASOR, Lynda; WOODS, Peter. Teachers careers: crises and continuities.Lewes: Falmer Press, 1985.
SCANLAN Tara et al. An introduction to the sport commitment model. Journal of Sport & Exercise Psychology, n. 15, p. 1-15, 1993.
SPARKES, Andrew; TEMPLIN, Thomas; SCHEMPP, Paul. The problematic nature of a carreer in a marginal subject: some implications for teacher education programmes. Journal of Education for Teaching, n. 16, v. 1, p. 3-28, 1990.
SIKES, Patricia. The life cycle of the teacher. In: BALL, S.; GOODSON, I. (Eds.). Teachers life and careers. Lewes: Falmer Press, 1985. p. 27-59.
SORIANO, Jeane Barcellos; WINTERSTEIN, Pedro José. Satisfação do professor e educação física. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 1145-59, jul./dez. 1998. Disponível em: <www.usp.br/rpef/v12n2p145>. Acesso em: 15 dez. 2003.
STAW, Barry (Ed.). Psychology of organizational behavior. Second ed. Glenview, Ill: Scott, Foreman and Company, 1983.
TELFER, Ross; SWAN, Telfer. Teacher motivation in alternate promotion structures for NSW high schools. The Journal of Educational Administration, n. 1, p. 38-57, 1986.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.