A Constituinte Escolar da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001): acertos e desacertos com a democracia
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.432Abstract
O artigo apresenta um diálogo realizado com sujeitos históricos da Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001), mostrando entraves de várias ordens e níveis que impossibilitam a concretização de uma Política Educacional fundamentada na democracia participativa. Considerando os acertos e os desacertos com a democracia, a Constituinte Escolar é uma proposta de gestão democrática. A sugestão é ir além da proposição.
References
ARANDA, Maria Alice de Miranda. A Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001): uma proposta de gestão democrática. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2004.
BASTOS, Celso Ribeiro. Dicionário de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 1998.
BENEVIDES, Maria Victoria da Mesquita. A cidadania ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo: Ática, 2000.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Políticas públicas de educação: a gestão democrática na rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul. Campo Grande-MS: UFMS, 2000. 178 p.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. Sistemas e Escolas de Educação Básica: Entre Democratizar e Compartilhar a Gestão. In: SENNA, Éster (Org.). Trabalho, Educação e Política Pública. Campo Grande-MS: UFMS, 2003. p. 189-219.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. (Trad.) Carlos Nelson Coutinho.
4. ed. Rio de Janeiro-RJ: Civilização Brasileira, 1982.
MARX Karl & ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. v. 2. Lisboa: Presença, 1976.
_____. Manifesto do Partido Comunista. In: Obras escolhidas. v. I. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1976.
MATO GROSSO DO SUL. Programa de Governo para Mato Grosso do Sul: Movimento Muda Mato Grosso do Sul – PT/PDT/PPS/PC do B/PAN/PSDB. Campo Grande, MS, 1998.
_____. Projeto Educacional Escola Guaicuru: Vivendo Uma Nova Lição. Proposta de Educação do Governo Popular de Mato Grosso do Sul – 1999-2002. Secretaria de Estado de Educação- SED. Campo Grande-MS, 1999.
_____. O Que é a Constituinte Escolar. Secretaria de Estado de Educação – SED. Campo Grande, MS, 1999. (Caderno da série Constituinte Escolar nº 01/1999).
PETRAS, James; VELTMEYER, Henri. Brasil de Cardoso: a desapropriação do País. Trad. Jaime Classen. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
SAVIANI, Demerval. Filosofia da Educação: crise da modernidade e o futuro da filosofia da práxis. In: FREITAS, Marcos Cezar. A Reinvenção do Futuro. São Paulo: Cortez Editora, 1996. p. 167-186.
SEMERARO, G. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
SENNA, Ester. Educação e Democracia: um estudo dessa articulação na produção pedagógica dos anos 80. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo. São Paulo: 1994.
VIEIRA, Sofia Lerche. Política Educacional em tempos de transição. (1985-1995). Brasília: Plano, 2000. 251 p.
ZAGO, Nadir. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: _____; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELE, Amélia Teixeira. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP &A, 2003. p. 287-309.
ZANTEN, Agnes Van. Perspectivas qualitativas em educação: pertinência, validez e generalização. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências Sociais de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. v. 22, n. 01 (jan./jun. 2004). Florianópolis: Editora da UFSC: NUP/CED, 2004. p. 25-44.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.