Formação de professores: história da educação e suas interfaces com o ensino de História no Paraná (1973 a 2003)
Abstract
objetiva-se integrar o campo de estudos acerca dos processos de apropriação e circulação dos saberes afetos ao ensino e à pesquisa em História da Educação. A temporalidade dos documentos eleitos está circunscrita aos de 1983 a 2003. A análise amparou-se na postura que compreende currículos ou programas disciplinares como dispositivos que tendem a legitimar discursos no campo educacional, gestando “verdades”. Ao concluir, reafirma-se que os documentos analisados e considerados como desdobramentos do ensino e da pesquisa em História da Educação no Paraná, observando-se possíveis interfaces com o conteúdo prescrito para o ensino de história, que aí figuram e possibilitam discernir o que foi culturalmente selecionado para o conhecimento de professores e alunos.
Palavras-chave: Educação no Paraná. Ensino e Pesquisa em História da Educação. Ensino de História.
References
ALMEIDA, Maria Ângela Vinagre. História da educação brasileira – o problema de sua periodização. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, n.161, p. 112-141, jan./abr. 1988.
ALVES, Gilberto. Da História à História da Educação. São Carlos: UFSCAR, 1981.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Associação Nacional de Pesquisa em Pós Graduação. Centro de Estudos Educação & Sociedade, Campinas: CEDES, 2005.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Propostas curriculares de história: continuidades e transformações. In: BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Org.). Os Currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. p. 127-161. (Coleção Formação de Professores).
BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.
______. Introdução a História. Lisboa: Publicações Europa-América, 1965.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Portaria n. 2253, de 18 de outubro de 2001. Diário Oficial da União de 19 de outubro de 2001.
______. Ministério da Educação e Cultura. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf>. Acesso em: 11 maio 2012.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
CARVALHO, Marta M. Chagas de. A escola e a república. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 177-229, 1990.
CHIAMPI, Irlemar (Coord.). Fundadores da modernidade. São Paulo: Editora Ática, 1991.
FOUCAULT, Michel. Introdução. In: FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Petrópolis, RJ: Vozes; Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1972. p. 3-20.
GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 133-160.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão, et al. 3. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Que destino os educadores darão à Pedagogia? In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 2001. p. 107-134.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Equívocos teóricos na prática educacional. Rio de Janeiro: ABT, 1983.
MELLO, G. N. Magistério de 1o grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1982.
NEGRÃO, Sonia Maria Vieira; FERREIRA, Magda Maria de Marchi. A trajetória do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá no período de 1973 a 1983. Relatório de Pesquisa de Iniciação Científica (PIC), Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2006.
NÓVOA, António. História da Educação: percursos de uma disciplina. In: ______. História da Educação. Lisboa: Faculte de Psychologie et dês Sciences de l’Éducation de l’University de Lisbonne, 1994. p. 1-33.
NUNES, C. Ensino e historiografia da educação: problematização de uma hipótese. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 1, p. 67-79, jan./abr. 1996.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná. Curitiba: SEED, 1990.
RODRIGUES, Elaine. Reformando o ensino de história: lições de continuidade. História, São Paulo, v. 23, n. 1-2, p. 49-68, jan./jun. 2004.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Resolução n. 157/2000 – CEP. UEM: Maringá, 2000.
______. PEN. Pró-Reitoria de Ensino. Maringá: UEM, 1994.
______. Resolução n. 176/91 – COU. Maringá: UEM, 1991a.
______. Processo n. 1697/91 – CEP. Maringá: UEM, 1991b.
______. Departamento de Educação. Ata da Reunião 09/1988, realizada no dia 23 maio de 1988. p. 2-5. Maringá: UEM, 1988. (Livro n. 10).
______. Processo n. 0548/86 – CEP. Maringá: UEM, 1986a.
______. Processo n. 1161/86 – CEP. Maringá: UEM, 1986b.
______. Resolução n. 017/85 – COU. Maringá: UEM, 1985a.
______. Resolução n. 030/85 – COU. Maringá: UEM, 1985b.
______. Resolução n. 198/85 – CEP. Maringá: UEM, 1985c.
______. Processo n. 416/78 – CEP. Maringá: UEM, 1978.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.