Práticas educativas e movimentos sociais na América Latina: aprender nas fronteiras

Authors

  • Danilo R. Streck UNISINOS

Abstract

O artigo analisa a relação entre práticas educativas e movimentos sociais populares na América Latina, destacando tanto aprendizagens que os mesmos proporcionam para os seus integrantes quanto aprendizagens que possibilitam para a sociedade. Dentre os aspectos abordados, encontram-se os seguintes: o redimensionamento do popular, o enraizamento, a ruptura e a insurgênia como parte da pedagogia dos movimentos sociais, a participação como um princípio metodológico, uma nova compreensão de sujeito, a produção de saberes específicos da área de atuação dos movimentos sociais e um redimensionamento do local e do global. Como conclusão, procura-se sinalizar o que significa, hoje, a inserção crítica da educação nos movimentos da sociedade.

Author Biography

Danilo R. Streck, UNISINOS

Doutor em Fundamentos Filosóficos da Educação pela Rutgers – The State University. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação/UNISINOS.

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Published

2013-06-14

How to Cite

Streck, D. R. (2013). Práticas educativas e movimentos sociais na América Latina: aprender nas fronteiras. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (22). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/278

Issue

Section

Dossiê