Educação Intermulticultural: interpretando a diversidade como um recurso e não como um obstáculo
Abstract
Embora a diversidade cultural presente na sociedade adentre a escola regular e esta receba crianças com saberes, tradições, gostos e sonhos bastante diversos, a escola continua trabalhando com currículos monoculturais e sendo palco de cenas que envolvem preconceitos e discriminações contra aqueles percebidos como “diferentes”. Ao trabalhar com currículos monoculturais, cala identidades étnicas, raciais, de gênero, entre outras, discriminando parte de seu alunado, contribuindo para sua baixa auto-estima, sentimentos de inadaptação à escola e fracasso escolar. Apresentamos neste artigo alguns elementos construídos pela perspectiva intermulticultural na educação que podem favorecer a abordagem da diversidade cultural como um recurso e não como um obstáculo à aprendizagem.
References
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 1998.
CORTESÃO, Luiza. Ser Professor: um ofício em risco de extinção?. São Paulo: Cortez, 2002.
GIMENO SACRISTÁN, J. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
LIMA, Emília Freitas de. Multiculturalismo, Ensino e Formação de Professores. XIII ENDIPE: Educação Formal e não Formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. Recife, PE, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.