A institucionalização da instrução pública no Paraná: um estudo a partir de fontes

Authors

  • Maria Elisabeth Blanck Miguel PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.216

Abstract

O artigo trata da institucionalização da instrução pública no Paraná, principalmente no período provincial (1854-1889). Aborda o tema enquanto processo de construção social e considera as interferências sofridas, quer por meio do Estado, quer pelas próprias demandas criadas pela sociedade. Fundamenta-se na análise de fontes documentais como os Relatórios da Instrução pública, os Ofícios e os Requerimentos. Da análise das fontes e da contextualização dos fatos surgem as categorias: a materialidade da instrução pública e as concepções ou idéias sobre a instrução pública e sua disponibilização para a população. Também aponta a modificação que o discurso sobre a instituição escolar pública sofre nos diversos níveis segundo o sujeito que o redige: o professor, o inspetor paroquial, o inspetor provincial e o presidente da Província.

Author Biography

Maria Elisabeth Blanck Miguel, PUC-SP

Dra. em Educação pela PUC-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação (PUC-PR).

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Fontes Documentais

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Published

2013-06-07

How to Cite

Miguel, M. E. B. (2013). A institucionalização da instrução pública no Paraná: um estudo a partir de fontes. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.216

Issue

Section

Dossiê