Remote and hybrid learning connecting a school community amid COVID-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1778

Keywords:

Remote and Hybrid Learning., School Community., Remote and Hybrid Learning

Abstract

This article aims to discuss remote training practices of a school community in the pandemic context of COVID-19. Methodologically, we sought support on the literature review, documentary research, and field research on the continued formation of a school community to integrate remote learning. Among the results found in this research, we would like to highlight the post-pandemic new normal, which requires new skills from education professionals, among which we highlight the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) resources, as well as the overcoming process of the precariousness of distance learning, remote learning, and face-to-face learning. In addition, it was possible to observe, through this study, that remote learning, as well as all human and technological activities, has been pointing to a paradigm shift accelerated by the new normal that COVID-19 has imposed on society as a whole, bringing the light of day and to people's daily lives the results arising from the discoveries of fine chemistry, microelectronics, and nanotechnology, thus revolutionizing all the ways of living and coexisting of the citizen of the 21st century.

Author Biographies

Miguel Alfredo Orth, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Educação pela UFRGS. Licenciatura plena em Estudos Sociais, habilitação em História pelo Centro Universitário La Salle. Coordena o Grupo de Pesquisa Formação e Prática de Professores e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (FORPRATIC). Participa do grupo de pesquisa Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação (FaE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Claudia Escalante Medeiros, Universidade Federal de Pelotas, RS -Brasil

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPel. Especialista em Educação, Aspectos Legais e Metodológicos pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Especialista em Ciência e Tecnologia, com ênfase no Ensino de Química e Física pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração Escolar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Neurociências pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS). Especialista em Educação Especial, Inclusiva, Psicopedagogia Clínica, e Neuropsicologia Clínica, Hospitalar e Institucional, pela Faculdade de Empreendedorismo e Ciências Humanas (FAECH). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Graduada em Pedagogia pela FABRAS. Exerce atividades docentes na rede estadual, atuando na área das Ciências da Natureza e Matemática, no ensino fundamental e médio, do Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro, em Pinheiro Machado, RS.

References

AQUARELA. Indústria 4.0, web 3.0 e a Transformação Digital. Aquarela [online], [s.l.], 3 jan. 2018. Disponível em: https://www.aquare.la/tag/websemantica/. Acesso em: 6 nov. 2022.

AQUINO, Mirian de Albuquerque. A problemática dos indivíduos, suas lutas e conflitos no turbilhão da informação. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 202-21, maio/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/fbtQhQpPgrDfMrhVyC4GZVD/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 20 jul. 2023.

BALADELI, Ana Paula Domingos; BARROS, Marta Silene Ferreira; ALTOÉ, Anair. Desafios para o professor na sociedade da informação. Educar em Revista, Curitiba, n. 45, p. 155-65, jul./set. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/nsRDLKVKrdnDm6RQckRscDb/?lang=pt. Acesso em: 22 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 20 nov. 2022.

BRASIL. Decreto lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Aprova a lei de diretrizes e bases da educação brasileira. Brasília, DF: Presidência da República; Casa Civil; Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1996

BURCH, Sally. Sociedade da informação/sociedade do conhecimento. In: AMBROSI, Alain; PEUGEOT, Valérie; PIMENTA, Daniel. Desafios das palavras. São Paulo: Ed. VECAM, 2005. Disponível em: http://vecam.orgqarticle699.html. Acesso em: 22 dez. 2009.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

CORRÊA, Cecília Araújo Rabelo; ROCHA, Elisa Maria Pinto da; CARVALHAIS, Jane Noronha; DUFLOTH, Simone Cristina. Sociedade da informação e do conhecimento, e os estados brasileiros. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 31-54, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/informação. Acesso em: 22 nov. 2022.

INFOMONEY. O que é Web 3.0 e como ela se relaciona com o mercado de criptoativos. A internet está passando por uma nova reformulação, chamada de Web 3.0. Infomoney [online], [s.l.], 17 maio 2022. Disponível em: https://ab2l.org.br/noticias/o-que-e-web-3-0-e-como-ela-se-relaciona-com-o-mercado-de-criptoativos/. Acesso em: 6 nov. 2022.

MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 215-24, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026. Acesso em: 15 out. 2022.

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAL, 1999.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

NOGUEIRA, Vanessa dos Santos. O educador frente às novas tecnologias. UOL [online], 2010. Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-educador-frente-as-novas-tecnologias.htm. Acesso em: 22 nov. 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAPUDE [OMS]. Histórico da pandemia de COVID-19. Paho.org [online], [s.l.], 2021. Disponível em: https:// www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemiacovid-19. Acesso: em 21 jul. 2022.

ORTH, Miguel Alfredo. A educação do cidadão da e na sociedade da informação e da comunicação. Série-Estudos, Campo Grande, v. 22, n. 46, p. 177-193, set./dez. 2017. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1075. Acesso em: 3 nov. 2022.

ORTH, Miguel Alfredo; OYZRZABAL, Graziela Macuglia; MEDEIROS, Claudia Escalante. A Formação do professor e do Educador do Século XXI: democracia e diversidade. In: ORTH, Miguel Alfredo; CARRARA, Rosangela Martins (Org.). Formação de professores na América Latina: democracia e Diversidade. Porto Alegre: Assers, 2021.

PRETTO, Nelson de Luca (Org.). Globalização & organização: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distância e sociedade planetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.

POPPOVIC, Pedro Paulo. Educação a distância: problemas da incorporação de tecnologias educacionais modernas nos países em desenvolvimento. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 70, abr./jun. 1996.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS). Orientações à rede pública estadual de educação do Rio Grande do Sul para o modelo híbrido de ensino. Porto Alegre: SEDUC, 2020. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/upload/arquivos/202103/23155923-orientacoes-2020.pdf. Acesso: 21 jul. 2022.

ROCHA, Elisa Maria Pinto. Indicadores de inovação: uma proposta a partir da perspectiva da informação e do conhecimento. 2003. 264f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2003.

SCHAFF, Adam. A sociedade informática. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

SILVA, Ana Carolina Oliveira; SOUSA, Shirliane de Araújo; MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Revista Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 298-315, set./dez. 2020. Doi: https://doi.org/10.5585/dialogian.36.18383

TAKAHASHI, Tadão (Org.) Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

TERUYA, Tereza. Trabalho e educação na era midiática: um estudo sobre o mundo trabalho na era da mídia e seus reflexos na educação. Maringá: Eduem, 2006.

VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Published

2023-08-03

How to Cite

Orth, M. A., & Claudia Escalante. (2023). Remote and hybrid learning connecting a school community amid COVID-19. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 267–288. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1778