A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática e popular
Abstract
Este texto tem por finalidade discutir a questão da qualidade do ensino na rede pública, trazendo elementos para sua defesa, numa perspectiva popular e democrática, com o uso polissêmico da expressão “qualidade da educação”.Para isso, realizamos inicialmente uma análise das iniciativas educacionais no Brasil, desde o período colonial até o presente, para dar ênfase ao fato de que a expansão quantitativa de vagas e de alunos matriculados representou uma conquista para a maioria da população brasileira, gerando uma nova situação histórica. Em seguida, mostramos como a qualidade da educação pode ser reinterpretada, dentro dessa nova situação histórica, a partir do que novas perspectivas de respostas e de sentidos se fazem presentes em nossas reflexões e em nossas lutas, na mencionada perspectiva popular e democrática.
References
BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educ. Soc., v. 26, n. 92, p. 725-751, out. 2005.
BEISIEGEL, Celso Rui. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Líber Livro, 2006.
CARREIRA, Denise; PINTO, José Marcelino Rezende. Custo aluno-qualidade inicial.: rumo à educação pública de qualidade no Brasil. São Paulo: Global, 2007.
FREITAS, Luiz Carlos de. Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública. Educ. Soc., v. 26, n. 92, p. 911-933, out. 2005.
HABERMAS, Juergen. A nova intransparência. Novos Estudos - Revista do CEBRAP, São Paulo, n. 18, set. 1987.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Estado e política educacional no Brasil.: desafios do Século XXI. 2006. Tese (Livre docência) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Rev. Bras. Educ., n. 28, p. 5-23, jan./abr. 2005.
PAIVA, Vanilda. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 1987.
RIBEIRO, Vera Masagão; RIBEIRO, Vanda Mendes; GUSMAO, Joana Buarque de. Indicadores de qualidade para a mobilização da escola. Cad. Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 227-251, jan./abr. 2005.
SAVIANI, Dermeval. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educ. Soc., v. 28, n. 100, p. 1231-1255, out. 2007.
SINGER, Paul. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação, v. 1, n. 1, jan./abr. 1996
TEDESCO, Juan Carlos. Igualdad de oportunidades y política educativa. Cad. Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 557-572, set./dez. 2004.
VIEIRA, S. L.; FARIAS, I. M. S. de. Política educacional no Brasil. Introdução histórica. Brasília: Líber Livro, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.