As políticas de expansão da educação superior no Brasil e a produção do conhecimento

Authors

  • Afrânio Mendes Catani USP
  • João Ferreira de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Regina Maria Michelotto Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Abstract

O artigo analisa a produção do conhecimento no contexto das políticas de expansão da educação superior no Brasil, sobretudo a partir da segunda metade da década de 1990, considerando suas interfaces com o campo científico, em geral, uma vez que a pós-graduação e a pesquisa no Brasil se estruturam por áreas específicas ou por grandes áreas de conhecimento. São examinados três aspectos fundamentais: a expansão e privatização da graduação e o crescimento e pragmatismo da pós-graduação, a produção do conhecimento acadêmico-científico marcado pela expansão, investimento e pragmatismo, e a natureza e o caráter do conhecimento.

Author Biographies

Afrânio Mendes Catani, USP

Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Professor titular na Faculdade de Educação da USP e pesquisador do CNPq.

João Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação pela USP. Professor associado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pesquisador do CNPq.

Regina Maria Michelotto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

References

AFONSO, A. J. Reforma do Estado e políticas educacionais: alguns tópicos para discussão. In: ANPED-GT ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL, 23., 2000, Caxambu. Anuário do Gt Estado e política educacional: políticas, gestão e financiamento da educação. Caxambu: ANPEd, 2000. p. 15-36.

BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARADI, Valdemar (Orgs.). Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. Campinas/SP: Autores Associados, 2009.

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.

______. Les structures sociales de l´économie. Paris: Seuil, 2000.

______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: EDUNESP, 2004.

______. Homo academicus. Paris: Minuit, 1984.

______. Science de la science et réflecivité. Paris: Raisons d´Agir, 2001.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Ensino Superior. Resolução n. 1, de 27 de janeiro de 1999. Dispõe sobre os cursos sequenciais de educação superior, nos termos do art. 44 da Lei n. 9.394/96. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0199.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2008.

______. Congressso Nacional. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

______. Congressso Nacional. Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Institui o Plano Nacional de Educação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em: 10 mar. 2008.

______. Congressso Nacional. Lei n. 10.973, de 02 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Disponível em: <http://www.presidencia.gov.br>. Acesso em: 1º dez. 2007.

______. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Geo-Capes Dados Estatísticos. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/component/content/article/44-avaliacao/2961->. Acesso em: 15 mar. 2010.

______. ______. Plano Nacional de Pós-Graduação 2005-2010. Brasília: MEC/Capes, 2005.

______. ______. Portaria normativa n. 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. Brasília, MEC, 2009.

______. ______. Portaria n. 80, de 16 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o reconhecimento dos mestrados profissionais e dá outras providências. Brasília, 1998.

______. ______. Reformulação do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação: o modelo a ser implantado na avaliação de 1998. Disponível em: <www.capes.gov.br>. Acesso em: 15 mar. 2010.

______. ______. Regulamento da avaliação trienal 2007a (triênio: 2004-2006). Disponível em: <www.capes.gov.br>. Acesso em: 15 mar. 2010.

______. ______. Relatório da avaliação trienal de 2007b. Disponível em: <www.capes.gov.br>. Acesso em: 15 mar. 2010.

______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP. Censo da Educação Superior 2009. Brasília: MEC. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/default.asp>. Acesso em: mar. 2010.

______. Presidência da República Federativa do Brasil. Decreto n. 6096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 15 out. 2007.

______. ______. Secretaria de Assuntos Estratégicos (SEE). O Brasil em 2022: as metas do centenário. Disponível em: <http://www.sae.gov.br/site/>. Acesso em: 20 jul. 2010.

CATANI, A. M. Expansão do acesso à educação superior no Brasil: alguns desafios. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 178, p. 111-123, 2009.

______. O papel da universidade pública hoje: concepções e função. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, UFPR, n. 4, p. 4-14, 2008.

CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003.

CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI). A indústria e o Brasil: uma agenda para crescer mais e melhor. Brasília: Confederação Nacional da Indústria (CNI), 2010. 240p.

CRUZ, C. H. de B. A produção científica brasileira. São Paulo: Unicamp, 2003.

CURY, Carlos R. J. Prefácio: Da crítica à avaliação à avaliação crítica. In: BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar (Orgs.). Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. p. IX a XIV.

DIAS, M. A. R. Educação superior: bem público ou serviço comercial regulamentado pela OMC? In: REUNIÃO DE REITORES DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS IBERO-AMERICANAS – IIIa. CUMBRE IBEROAMERICANA DE RECTORES DE UNIVERSIDADES ESTATALES, 26 de abril de 2002. (versão provisória).

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da educação superior. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.

DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios? Educação e Sociedade, v. 29, n. 104, out. 2007.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança social. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1994.

HEY, A. P. Esboço de uma sociologia do campo acadêmico: a educação superior no Brasil. São Carlos: EdUFSCAR, 2008.

HORTA, J. S. B. Avaliação da pós-graduação: com a palavra o coordenador de programas. In: BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARADI, Valdemar (Orgs.). Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. Campinas/SP: Autores Associados, 2009ª. p. 101-131.

______. Avaliação da pós-graduação: o impacto da dimensão regional. Revista de Educação Publica (UFMT), Cuiabá, v. 18, p. 351-369, maio/ago. 2009b.

LOJKINE, J. A revolução informacional. São Paulo: Cortez, 1995.

MANCEBO, D.; SILVA JÚNIOR, J. dos R.; OLIVEIRA, J. F. (Orgs.). Reformas e políticas: educação superior e pós-graduação no Brasil. Campinas: Alínea, 2008.

MOREIRA, Antonio F. A cultura da performatividade e a avaliação da pós-graduação em Educação no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 3, p. 23-42, dez. 2009.

OLIVEIRA, J. F. A reestruturação da educação superior no Brasil e o processo de metamorfose das universidades federais: o caso da Universidade Federal de Goiás. 2000. 190f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

OLIVEIRA, João F. de; FONSECA, Marília (Orgs.). Avaliação institucional: sinais e práticas. Rio de Janeiro: Xamã, 2008.

OLIVEIRA, J. F.; FONSECA, M.; AMARAL, N. C. Avaliação, desenvolvimento institucional e qualidade do trabalho acadêmico. Educar em Revista, Curitiba, n. 28, jul./dez. 2006.

RIFKIN, J. O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveis de emprego e a redução da força global de trabalho. São Paulo: Makron, 1995.

RISTOFF, D.; GIOLO, J. A Educação Superior no Brasil: panorama geral. In: ______. Educação Superior Brasileira, 1991-2004. Brasília: INEP/MEC, 2006. p. 21-22.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

SGUISSARDI, V.; SILVA JUNIOR, J. R. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. 1. ed. São Paulo: Xamã, 2009.

SOARES, L. T. R. Ajuste neoliberal e desajuste social na América Latina. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

SOCIEDADE Brasileira para o Progresso da Ciência. Jornal da Ciência. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/site/home/>. Acesso em: 20 jan. 2010.

Published

2013-06-07

How to Cite

Catani, A. M., Oliveira, J. F. de, & Michelotto, R. M. (2013). As políticas de expansão da educação superior no Brasil e a produção do conhecimento. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/170

Issue

Section

Dossiê