Formação de professores no exercício da docência

Authors

  • Yara Pires Gonçalves PUC-SP

Abstract

O presente texto objetiva identificar condicionantes que incidem na formação de profissionais bacharéis no exercício da docência à luz, em especial, do pensamento freireano. O público-alvo do recorte da pesquisa foram assistentes sociais, vinculados à instituição de ensino superior privado, atuando como professores. Utilizou-se de metodologia de base filosófica dialética, com pesquisa de abordagem qualitativa analíticodescritiva e procedimentos realizados por meio de análise documental, ficha sociodemográfica, entrevista semiestruturada e grupo focal. Os resultados obtidos, nas condições expostas, apontam que o ser docente supõe o saber da profissão e o saber ensinar fundamentado em saberes de experiência. Esses profissionais aprendem a ensinar, ensinando. Formam-se e profissionalizam-se, na prática da docência.

References

ABRAMOWICZ, M. A importância dos grupos de formação reflexiva no interior dos cursos universitários. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.

AHLERT, A. A eticidade da educação.: o discurso de uma práxis solidária/universal. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

BOGDAN, R. C. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

CASALI, Alípio. Saberes e procederes escolares: o singular, o parcial, o universal. In: SEVERINO, A.; FAZENDA, I. (Org.). Conhecimento, pesquisa e educação. Campinas: Papirus, 2001. p.109-124.

______. Ética como prática pedagógica em Paulo Freire. In: SAUL, Ana Maria (Org.). Paulo Freire.: um pensamento atual para compreender e pesquisar questões do nosso tempo. São Paulo: Articulação Universidade/Escola, 2005. p. 65-77.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1997.

DOMINGUES, J. L. O cotidiano da escola de 1º Grau.: o sonho e a realidade. Goiânia: CEGRAF/UFG; São Paulo: EDUC-Ed. da PUCSP, 1988.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

______. Conscientização.: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

______. Educação como prática da liberdade. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

______. Pedagogia do oprimido. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

______. Pedagogia da autonomia.: saberes necessários à autonomia. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006a.

______. Professora sim, tia não.: cartas a quem ousa ensinar. 16. ed. São Paulo: Olho d’Água, 2006b.

______. A importância do ato de ler. 47. ed. São Paulo: Cortez, 2006c.

FREIRE, P.; SHÖR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 51-76.

______. Formação de professores.: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GONÇALVES, Y. P. A intencionalidade docente como mediadora da aprendizagem. 2001. 206 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2001.

______. A intencionalidade docente e o ato educacional. Intertemas.: Revista da Toledo, Presidente Prudente, ano 2, v. 2, p. 97-112, maio 2000.

______. Avaliação: uma questão para reflexão. Intertemas.: Revista da Toledo, Presidente Prudente, ano 4, v. 6, p. 63-73, jun. 2002.

______. A relação entre a intencionalidade docente e a formação da sua consciência no processo de ensino aprendizagem. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 5, n. 10, p. 33-43, mar. 2002.

______. Do discurso à práxis: uma breve discussão. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, Sorocaba, v. 7, n. 2, p. 75-86, nov. 2005.

______. Currículo e prática docente. Assistentes sociais no exercício da docência: aprendizagem do saber ensinar. 2007. 301 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP, 2007.

______. Ensinantes aprendizes. Bacharéis na prática da docência. 1. ed. Curitiba: CRV, 2010. GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional.: formar-se para a mudança e a incerteza. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

______. Formação de professores e profissão docente: In: ______ (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 15-33.

PEDRA, J. A. Currículo, conhecimento e suas representações. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.

SEVERINO, A. J.; PIMENTA; S. G. Apresentação. In: PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. v. 1.

SHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 77-91.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of new reform. Havard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 01, p. 1-22, Feb. 1987.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente.: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, São Paulo, n. 4, p. 215-233, 1991.

THERRIEN, J. O saber social da prática docente. Educação & Sociedade, São Paulo, n. 46, p. 408-418, dez. 1993.

______. Uma abordagem para o estudo do saber de experiência das práticas educativas. ANPED, 1996. Comunicações.

______. A natureza reflexiva da prática docente: elementos da identidade profissional e do saber docente. Educação em Debate, Fortaleza, v. 19, n. 33, p. 5-13, 1997.

THERRIEN, J.; LOIOLA, F. A. Experiência e competência no ensino: pistas de reflexões sobre a natureza do saber-ensinar na perspectivas da ergonomia do trabalho docente. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 22, n. 74, p. 143-160, abr. 2001.

ZEICHNER, K. Novos caminhos para o practicum.: uma perspectiva para os anos 90. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 115-138.

Published

2013-06-05

How to Cite

Gonçalves, Y. P. (2013). Formação de professores no exercício da docência. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (29). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/159

Issue

Section

Artigos