As relações de poder nas desigualdades de gênero na educação e na sociedade

Authors

  • Jane Soares de Almeida UNISO

Abstract

O artigo, na forma de ensaio teórico, analisa as relações de poder entre homens e mulheres que permeiam as relações sociais e revelam sua face inclusive na educação escolar. Essas relações, denominadas relações de gênero, de acordo com a crítica teórica feminista que emergiu nos anos 1980/90, são pautadas por um estrito senso de territorialidade, que coloca ambos os sexos em patamares desiguais na hierarquia social, o que leva ao exercício de poder do sexo masculino sobre o sexo feminino. Nas escolas se ensina aos meninos e meninas as atribuições e comportamentos esperados para cada sexo, o que leva ao conceito de identidade. Esses comportamentos se prolongam na esfera social e ocasionam o recrudescimento da desigualdade entre os sexos.

Author Biography

Jane Soares de Almeida, UNISO

Universidade de Sorocaba-UNISO. Membro do Corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISO. Doutorado em História e Filosofia da Educação pela USP. Livre-Docência pela UNESP. Pós-doutorado por Harvard University, Estados Unidos.

References

AGUIAR, Neuma. Gênero e ciências humanas: desafio às ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.

ALDRICH, Richard. Questões de gênero na História da Educação na Inglaterra. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 13, jun. 1991.

ALMEIDA, Jane Soares de. Magistério Primário em Portugal: conquista feminina no início do século XX. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 102, p. 65, nov. 1997.

______. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora da Unesp, 1998.

______. Ler as letras: por que educar meninas e mulheres. Campinas: Autores Associados, 2007.

ANGERMAN, Arina et al. Current Issues in Women’s History. London: Routledge, 1989.

APPLE, Michael W. Ensino e trabalho feminino: uma análise comparativa da história e da ideologia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, (64): 14/23, fev. 1988.

BECHTEL, Guy. Las cuatro mujeres de Dios: la puta, la bruja, la santa y la tonta. Barcelona, Espanha: Zeta, 2001.

CONWAY, Jill K. The female experience in eighteen and nineteenth century America: a guide to the history of american women. New York: Garland Publishers, 1982.

COSTA, Emília de S. A mulher - educação infantil. Rio de Janeiro: Álvaro Pinto Editor, 1923.

COSTA, Jurandir Freire da. Ordem médica e norma familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

CUÉLLAR, Javier P. de (Org.). Nossa diversidade criadora: Relatório da Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento. Campinas: Papirus (Unesco), 1997.

EVANS, Richard. Las Feministas: los movimientos de emancipación de la mujer en Europa, América y Australasia (1840/1920). Madrid: Siglo XXI, 1980.

FRIEDMAN, Betty. A mística feminina. Rio de Janeiro: Vozes, 1971.

FRISON, Basil. Co-education in catholic schools. Roma: Institutum Iuridicum Claretianum; Boston: Daughters of St. Paul, 1959.

GROSHOLZ, Emily. Mulheres, história e deliberação prática. In: GERGEN, Mary M. (Ed.). O pensamento feminista e a estrutura do conhecimento. Rio de janeiro: Rosa dos Tempos/Edunb, 1993.

GUERRA, Lucia. La mujer fragmentada. Santiago, Chile: Editorial Cuarto Propio, 1995.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

HAZARD, Caroline. Some ideals in the education of women. New York: Thomas Y. Crowell e Co. Publishers, 1900.

LOPES, Maria Antónia. Mulheres, espaço e sociabilidade. Lisboa: Livros Horizonte, 1989.

MANOEL, Ivan. A. Igreja e educação feminina, 1859/1919: uma face do conservadorismo. São Paulo: Editora da Unesp, 1996.

MENDES, Teixeira R. A Mulhér: sua preeminência social e moral segundo os ensinos da verdadeira sciência pozitiva. 4. ed. Rio de Janeiro: Igreja do Apostolado Pozitivista do Brasil, 1958.

MICHEL, Andrée. El Feminismo. México: Fondo de Cultura Económica, 1979.

ORAM, Alisom. Embittered, sexless or homosexual: attacks on spinters teachers 1918-39. In: ANGERMAN, Arina et al. Current Issues in Women’s History. New York/London: Routledge, 1989.

RENDEL, Margarita. Panorama mundial de la investigación y la enseñanza sobre la mujer. Paris, França: Organizaciones de las Naciones para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO), 1985.

RODRIGUES, Leda M. P. A instrução feminina em São Paulo: subsídios para sua história até a proclamação da República. São Paulo: Faculdade de Filosofia “Sedes Sapientiae”, Escolas Profissionais Salesianas, 1962.

SORJ, Bila. O feminismo na encruzilhada da modernidade e pós-modernidade. In: COSTA, Albertina;

BRUSCHINI, Cristina (Orgs.). Uma questão de gênero. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992.

Published

2013-06-03

How to Cite

Almeida, J. S. de. (2013). As relações de poder nas desigualdades de gênero na educação e na sociedade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/132

Issue

Section

Artigos