Concepções multiculturais na pesquisa sobre formação de professores

Authors

  • André Luiz Sena Mariano UEPG

Abstract

Este texto procura discutir a forma pela qual o multiculturalismo tem sido focalizado na pesquisa sobre formação de professores. Partindo do reconhecimento do multiculturalismo como campo polissêmico, procurou-se investigar se esta polissemia também pode ser encontrada na pesquisa sobre a formação docente. Assim, estabeleceu-se um recorte temporal entre os anos de 2000 a 2006 e elegeu-se como fonte de coleta de dados os trabalhos apresentados na ANPEd e no ENDIPE e os artigos publicados em periódicos. Como principais resultados, é possível apontar que tal polissemia pode ser encontrada, especialmente, entre os estudos que assumem a perspectiva multicultural crítica, a intercultural e a pós-colonial. Por fim, constata-se que os resultados dos textos selecionados revelam um tratamento mais próximo de uma acepção conservadora.

Author Biography

André Luiz Sena Mariano, UEPG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEMET/UEPG).

References

ANDRÉ, M. (Org.). Formação de professores (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2000.

BRZEZINSKI, I.; GARRIDO, E. Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2006.

CANDAU, V. M. Sociedade multicultural e educação: tensões e desafios. In: ______ (Org.). Cultura(s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

CANEN, A.; ARBACHE, A. P.; FRANCO, M. Pesquisando multiculturalismo e educação: o que dizem as dissertações e teses. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 161-181, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GARCÍA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2006.

GIROUX, H. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Autores Associados, 1987.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.

KINCHELOE, J. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: ArtMed, 1997.

MCLAREN, P. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: ArtMed, 1997.

______. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 2000.

______. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

MOREIRA, A. F. B. A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, tensões e desafios. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 18, p. 65-81, set./out./nov./dez. 2001.

PÉREZ GÓMEZ, A. La escuela, encrucijada de culturas. Investigación en la escuela – Las escuelas en la escuela y la cultura de la escuela, n. 26, p. 7-23, 1995.

SAID, E. Representações do intelectual: as conferências Reith de 1993. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SEMPRINI, A. Multiculturalismo. Bauru-SP: EDUSC, 1999.

Published

2013-06-03

How to Cite

Mariano, A. L. S. (2013). Concepções multiculturais na pesquisa sobre formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (31). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/129

Issue

Section

Artigos