As políticas do Banco Mundial para a diversidade cultural após 1990: valorização das diferenças ou ênfase na equidade como imperativo político?

Authors

  • Sueli Ribeiro Comar Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão.

Abstract

O objetivo deste artigo é a análise das políticas do Banco Mundial para diversidade cultural após 1990. O texto se organiza por meio de três momentos. O primeiro mostra a dinâmica neoliberal exposta na reforma do Estado e da Educação no Brasil após 1990, com ênfase na equidade social. O segundo explicita a presença desse discurso materializado na Declaração Universal Sobre a Diversidade Cultural, elaborada pela UNESCO em 2002. Por fim, os limites a as perspectivas da legislação gerada das orientações do Banco mundial, as quais chegam à escola trazendo novas e complexas tarefas para esta instituição.

Author Biography

Sueli Ribeiro Comar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão.

Professora Mestre. Efetiva/Assistente do Centro de Ciências
Humanas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná,
Campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa
Sociedade Trabalho e Educação.

References

BANCO MUNDIAL. Eqüidade e Desenvolvimento. Relatório 2006. 35 p.Disponível em: <http//bancomundial.org. br/>. Acesso em: 20 jan. 2012.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Brasília, 2008.

______. Presidência da República. Câmara da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma doaparelho do Estado. Brasília, 1995.

CANEN, Ana; XAVIER, Giseli Pireli de Moura. Multiculturalismo, pesquisa e formação de professores: o caso das Diretrizes Curriculares para a Formação. Revista Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 48, p. 333-344, jul./set. 2005.

CORAGGIO, José Luiz. Propostas do Banco Mundial para a educação: sentido oculto ou problemas de concepção? In: DE TOMMASI, Livia; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sergio. O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996. p. 75-123.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO/MEC, 2001. 102 p.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 24, n. 82, p. 93-130, abr. 2003.

LIMA, Antonio B. de. Políticas educacionais e o processo de “democratização” da gestão educacional. In: ______. Estado, políticas educacionais e gestão compartilhada. São Paulo: Xamã, 2004. p. 17-38.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: M. Claret, 2002.

MÈSZÀROS, I. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2007. 400 p.

MORAES, Reginaldo. Neoliberalismo: de onde vem para onde vai? São Paulo: SENAC, 2001. 150p.

NETTO, José Paulo. Relendo a Teoria Marxista da História. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luis (Orgs.). História e História da Educação. O debate teóricometodológico atual. Campinas, SP: Autores Associados/ HISTEDBR, 1998. p. 50-64.

NORONHA, Olinda Maria. Políticas neoliberais, conhecimento e educação. Campinas, SP: Alínea, 2006.

ROSEMBERG, Fúlvia. Uma introdução ao estudo das organizações multilaterais no campo educacional. In: KRAUCZY, Norma; CAMPOS, Maria M.; HADDAD, Sergio. O cenário educacional Latino Americano no limiar do século XXI: reformas em debate. Campinas: Autores Associados, 2003. p. 145-154.

SHIROMA, Eneida. O. Política educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. 128p.

SILVA. Ilse Gomes da. Democracia e participação na “reforma” do Estado. São Paulo: Cortez, 2003. 103p.

SILVA, T. T. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo.

Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2007. 156 p.

UNESCO. Organização: sobre a UNESCO. 2006. Disponível em: <www.unesco.org.br>. Acesso em: 21 ago. 2011.

______. Declaração universal sobre a diversidade cultural. 2002. Disponível em: <unesdoc.unesco. org/images>. Acesso em: 14 maio 2011.

Published

2013-06-03

How to Cite

Comar, S. R. (2013). As políticas do Banco Mundial para a diversidade cultural após 1990: valorização das diferenças ou ênfase na equidade como imperativo político?. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (34). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/102

Issue

Section

Artigos