Concepções tecnológicas e educação: modelagem, complexidade, auto-organização e descentralização

Autores

  • Renato Kraide Soffner Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Resumo

O papel da tecnologia nos processos educativos é aqui discutido, tanto do ponto de vista de uma crítica àsua utilização de baixo desempenho pedagógico, bem como pela proposta de novas visões paradigmáticasem educação que sua eficaz aplicação pode proporcionar. Isto é fruto das tendências e descobertas queas fronteiras científicas da complexidade, da auto-organização e da descentralização nos apresentam,e que já se encontram disponíveis em nosso arsenal de planejamento pedagógico e educacional, noformato de processos, técnicas e ferramentas. Considera-se a necessidade de seu envolvimento nas práticaseducativas, do ponto de vista de uma análise crítica da eficácia em sua utilização. Apresentam-sesubsídios que permitam uma real e eficiente utilização da tecnologia na educação, norteada por visõese recursos modernos e inovadores, como forma de crítica às práticas conservadoras que ainda assolama área. Busca-se, ainda, contextualizar o problema por meio de uma revisão de literatura, a partir da qualse procederá à apresentação de ideias provocadoras dentro do tema.

Biografia do Autor

Renato Kraide Soffner, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação daUNICAMP. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Americana, SP, Brasil.

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Publicado

2013-05-31

Como Citar

Soffner, R. K. (2013). Concepções tecnológicas e educação: modelagem, complexidade, auto-organização e descentralização. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (33). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/77

Edição

Seção

Artigos