A ação pedagógica do professor universitário - reflexões sobre o ensino superior em Campo Grande-MS

Autores

  • Walter Leite Pereira

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i11.593

Resumo

Esta pesquisa analisou a prática pedagógica desenvolvida na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) através da visão que os alunos têm da atuação, em sala de aula, dos seus professores. Para isso, aplicamos, a uma amostra dos cursos de geografia, engenharia civil, engenharia de agrimensura e de agronomia, um questionário composto de 18 itens descritivos de atributos que podem ser apresentados pelo professor em sala de aula. A análise das respostas aos questionários revelou dados interessantes, que podem contribuir para uma abordagem mais realista do ensino de 3º grau.

Referências

ABREU, Maria Célia T. de. O professor universitário em aula prática e princípios

teóricos. São Paulo: Cortez, 1982.

ANDRÉ, Marli. O papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. VII

ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. Goiania: 1994-296.

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

CUNHA, Maria Izabel da. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.

_____. A relação professor-aluno. In: Repensando a didática. Campinas: Papirus, 1988.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A formação e profissionalização do educador frente aos novos desafios. VIII ENDIPE, Florianópolis: 1996

GRÍGOLI, Josefa A.G. A sala de aula na universidade na visão de seus alunos: um estudo sobre a prática pedagógica na universidade. São Paulo, 1990. Tese (Doutorado) - PUC.

KEUNZER, Acácia Z. A formação de educadores: novos desafios para as faculdades de educação VIII ENDIPE. Florianópolis, 1996.

NÓVOA, Antônio. O passado e o presente dos professores. In: _____. (org.). Profissão

professor. Porto – Portugal: Porto Editora, 1991.

_____. Formação de professores e profissão docente. In: _____.(org.). Os

professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PESSANHA, José Américo. Filosofia e modernidade: racionalidade, imaginação e

ética. ANPED, seleção n. 4, 1993.

PIMENTEL, M. da Glória. O professor em construção. Campinas: Papirus, 1993.

SANTOS, Luiz G. R. A qualidade no ensino superior e o processo pedagógico. Ciência

e Cultura, Curitiba, V. 1, n. 1, 1994.

VASCONCELOS, Maria L.M.C. A formação do professor de terceiro grau. São Paulo:

Pioneira, 1996.

Downloads

Publicado

2013-11-20

Como Citar

Pereira, W. L. (2013). A ação pedagógica do professor universitário - reflexões sobre o ensino superior em Campo Grande-MS. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (11). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i11.593

Edição

Seção

Artigos