A Prática pedagógica docente e a formação de professores
Resumo
O presente artigo analisa as contradições presentes no ideário pedagógico que embasa o ensino tradicional e renovado, expressas nas práticas pedagógicas dos professores, procurando examinar a parcela de responsabilidade do processo de formação dos docentes nesse quadro.
Referências
ANFOPE. Consolidando um Plano Nacional de Educação. Campinas, 1997. (mimeo)
ARCE, A. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professo reflexivo. Educação & Sociedade. São Paulo, n. 74, p. 251-282, abr. 2001.
BECKER, F. Epistemologia do professor. O cotidiano da escola. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
CAETANO, A. P. Dilema dos Professores. In: ESTRELA, M. T. (org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997.
CASTORINA, J. A. O debate Piaget-Vygotsky. A busca de um critério para sua avaliação. In: CASTORINA, J. A. et alii. Piaget-Vygostsky. Novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1995.
DELVAL, J. Crescer e pensar. A construção do conhecimento na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
DI GIORGI, C. Escola Nova. São Paulo: Ática, 1992
JARAMILLO, D. Formação Inicial de professores coerente com a complexidade da prática pedagógica significativa? Comunicação apresentada no VI Congresso Estadual Paulista de Formação de Professores. Águas de Lindóia, nov. 2001.
MELLO, G. N. Cidadania e competitividade. Desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo: Cortez,1997.
MENEZES, L. C. Projeto Pedagógico. Rever o quê, mudar por quê. Acesso. F. D. E. Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, p. 29-34, 2001.
NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade. São Paulo, n. 74, p. 27-42, abr. 2001.
OLIVEIRA, M. K. Pensar a educação. Contribuições de Vygotsky. In: CASTORINA, J. A. et alii. Piaget-Vygostsky. Novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1995.
PÉREZ-GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor - a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Perspectivas Sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada. Das intenções à ação. Porto Alegre: ArtMed,
2000.
SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1985.
SCHON, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
TORRES, R. M. Tendências da formação docente nos anos 90. In: WARDE, M. J. Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação. São Paulo: PUC, 1998.
VASCONCELOS, M. S. A difusão das idéias de Piaget no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.