A educação do século XXI: integrar trabalho e tempo livre
Resumo
Neste artigo analisa-se a dicotomia, existente na civilização ocidental, entre o mundo da necessidade e o mundo da liberdade. Dividido em três partes: História, Sociedade Pós-Industrial e Virtual e Educação, o texto apresenta a idéia que os educadores, na atualidade, são chamados a elaborar um novo estatuto pedagógico, assentado no princípio educativo que integra trabalho e tempo livre.
Referências
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Ed. Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1985, 7ª ed.
ARISTÓTELES, Política, Ed. UnB, Brasília, 1985.
BUFFA, E. e NOSELLA, P. Epílogo Artes Liberais e Artes Mecânicas: a difícil integração. In: A Escola Profissional de São Carlos, EDUFSCar, 1998.
CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Educação para o lazer. Ed. Moderna, São Paulo, 1998.
FRIEDMANN, George. O trabalho em migalhas. Editora Perspectiva, São Paulo, 1983.
FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 2ª ed., Petrópolis, Ed. Vozes, , 1998.
GRAMSCI, Antônio. Caderno do cárcere nº 12: os intelectuais e a escola. Curador Paolo Nosella, In: História e Perspectivas. nº 5, 1991, pp. 125-165, Ed. Universidade Federal de Uberlândia, MG.
HESÍODO, Os Trabalhos e os Dias. Ed. Iluminuras, São Paulo, 1991.
HOMERO, Ilíada (em verso), Trad. Carlos Alberto Nunes, EDIOURO, Rio de Janeiro.
MASI, Domenico de. A Educação e a Regra. (Trad. Elia Ferreira Ebel), Ed. UnB, Brasília, 1999.
_______. Desenvolvimento sem trabalho. (Trad.Eugênia Deheinzelin), Ed. Esfera, São Paulo, 1999.
_______. O amanhecer do 3º milênio – perspectivas para o trabalho e tempo livre. mimeo, 1999.
NOVO TESTAMENTO. Os Evangelhos, Editora Herdes, São Paulo, 1970.
OFFE, Claus, Trabalho e Sociedade – problemas estruturais e perspectivas para o futuro da Sociedade do Trabalho, Vols. I e II, Ed. Campo Brasileiro, Rio de Janeiro, 1989 e 1991. (Trad. Gustavo Bayer e Margit Martinsic).
SCANAGATTA, Silvio. Creativitá e Societá Virtuale, Ed. Franco Angeli, Milano, 1996.
______. La scuola infinita dopo la scuola – la socializzazione della quotidianitá Universidade de Padova, Itália (mimeo).
_______. Generazione Virtuale, Ed. Carocci, Roma, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.