A gestão educacional em perspectiva histórica: em foco o estado da questão em Mato Grosso do Sul

Autores

  • Nilce Aparecida da Silva Freitas Fedatto UFMS

Resumo

Este trabalho pretende apresentar, de forma panorâmica, a trajetória da gestão educacional no Brasil, delineando também o estado da questão no âmbito do sistema sul-mato-grossense de ensino e apresentando um diagnóstico da realidade da gestão da educação em municípios de Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Nilce Aparecida da Silva Freitas Fedatto, UFMS

Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora do Departamento de Educação/Campus de Dourados-UFMS.

Referências

BORON, Atílio A. Estado, capitalismo e democracia na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FERNANDES, Maria Dilnéa Espíndola. Políticas públicas de educação: a gestão democrática na rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul (1991-1994). Campo Grande, 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

FIDALGO, Fernando Selmar. Gerência da qualidade total em educação: a privatização do público. In: FIDALGO, Fernando Selmar; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Controle da qualidade total: uma nova pedagogia do capital. Belo Horizonte: Movimento de Cultura Marxista, 1994.

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A gestão educacional na interseção das políticas federal e municipal. Campo Grande, 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

GERMANO, José Wellington. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1993.

GHIRARDELLI JR., Paulo. História da educação. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez, 1992.

MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Constituinte escolar: construindo a escola cidadã. Campo Grande: Graphos, 1999.

_____. Proposta do Governo Popular de Mato Grosso do Sul (1999-2002). Campo Grande: Graphos, 1999.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Qualidade total na educação: questões relativas ao processo de trabalho e a gestão da escola. In: FIDALGO, Fernando Selmar; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Controle da qualidade total: uma nova pedagogia do capital. Belo Horizonte: Movimento de Cultura Marxista, 1994.

ROMANELLI, Otaíza, de Oliveira. História da educação no Brasil (1930-1973). 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1990.

RIBEIRO, Maria Luísa Santos. A Formação Política do Professor de 1º e 2º graus. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetórias, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.

Downloads

Publicado

2013-10-25

Como Citar

Fedatto, N. A. da S. F. (2013). A gestão educacional em perspectiva histórica: em foco o estado da questão em Mato Grosso do Sul. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (18). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/471

Edição

Seção

Dossiê