A educação, o/a educador/a e a exclusão social

Autores

  • Ruth Pavan UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.436

Resumo

O artigo é resultado das reflexões teóricas desenvolvidas na tese de doutorado em educação, “A reflexão dos professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos sobre a exclusão social”, defendida em 2005, na UNISINOS. Tendo como referência a teoria crítica em educação, discute os efeitos da hegemonia neoliberal para a educação e os desafios suscitados para o/a educador/a. Sustenta que a hegemonia neoliberal procura transformar tudo em mercadoria, inclusive a educação passa de direito à mercadoria, aumentando os processos de exclusão. Os/as educadores/as são vistos como responsáveis pelos problemas educacionais, apontando como solução a competição e aplicação da lógica empresarial. Há ainda um processo ideológico de produção de sentido por meio do qual se enfatiza o “saber-fazer” em detrimento da reflexão teórica, sobretudo a crítica, vista como inútil e perda de tempo. O texto argumenta que para fazer frente à hegemonia neoliberal é necessário que o/a educador assuma seu compromisso político, seja um/ a educador/a crítico/a, capaz de compreender os contextos que o leva a pensar/agir de uma determinada forma para contribuir com a construção de uma sociedade radicalmente diferente, em que os processos de exclusão sejam superados.

Biografia do Autor

Ruth Pavan, UCDB

Doutora em Educação. Professora do Programa de Mestrado
em Educação da UCDB.

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Publicado

2013-09-05

Como Citar

Pavan, R. (2013). A educação, o/a educador/a e a exclusão social. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (20). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i20.436

Edição

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Artigos