Identidade docente no contexto do Atendimento Educacional Especializado: constituição e idiossincrasias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1834

Palavras-chave:

Identidade docente, Atendimento Educacional Especializado, Inclusão

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a constituição da identidade de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacando os aspectos e idiossincrasias participantes desse processo. O texto, no formato de ensaio teórico, discute o conceito de identidade docente, bem como as características e especificidades relativas à constituição identitária no contexto do AEE. Como resultados, conclui-se que tratar da identidade dos professores do AEE é refletir sobre a complexidade de fatores que envolvem a constituição desses sujeitos, perpassando aspectos sociais, pessoais e profissionais. O trabalho dos docentes do AEE também merece atenção, uma vez que eles são vistos como os responsáveis por contribuir com a inclusão de estudantes com deficiência na escola. Esse processo tem sido desafiador e, sobretudo, histórico, dado o risco de uma adesão passiva ao modo como o professor do AEE foi sendo definido ao longo do tempo. Desse modo, faz-se necessária a ampliação dessas discussões, para que se pense uma identidade docente no contexto do AEE mais autônoma, crítica e emancipada.

Biografia do Autor

Thiago Falcão Solon, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Técnico pedagógico do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia.

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta da UECE e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Solon, T. F. ., & Falcão, G. M. B. . (2023). Identidade docente no contexto do Atendimento Educacional Especializado: constituição e idiossincrasias. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(64), 207–224. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1834