A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática e popular

Autores

  • Cristiano Amaral G. di Giorgi Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Resumo

Este texto tem por finalidade discutir a questão da qualidade do ensino na rede pública, trazendo elementos para sua defesa, numa perspectiva popular e democrática, com o uso polissêmico da expressão “qualidade da educação”.Para isso, realizamos inicialmente uma análise das iniciativas educacionais no Brasil, desde o período colonial até o presente, para dar ênfase ao fato de que a expansão quantitativa de vagas e de alunos matriculados representou uma conquista para a maioria da população brasileira, gerando uma nova situação histórica. Em seguida, mostramos como a qualidade da educação pode ser reinterpretada, dentro dessa nova situação histórica, a partir do que novas perspectivas de respostas e de sentidos se fazem presentes em nossas reflexões e em nossas lutas, na mencionada perspectiva popular e democrática.

Biografia do Autor

Cristiano Amaral G. di Giorgi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Professor titular da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Presidente Prudente.

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Professora assistente, doutora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), ­campus de Presidente Prudente.

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Publicado

2013-06-05

Como Citar

Giorgi, C. A. G. di, & Leite, Y. U. F. (2013). A qualidade da escola pública, na perspectiva democrática e popular. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/173

Edição

Seção

Artigos