Expansão da educação superior no Brasil e avaliação institucional: um estudo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) na “Revista Avaliação”

Autores

  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Gladys Beatriz Barreyro Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

No contexto da Reforma do Estado promovida pelo governo Fernando Henrique Cardoso, ocorreu forte expansão da educação superior via iniciativa privada. O Exame Nacional de Cursos (Provão) foi concebido como mecanismo do controle da qualidade dos cursos de graduação via mercado. No governo Lula, criou-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que, na sua proposta original, afastar-se-ia da concepção do Provão, mas que, na sua implantação, acabou por criar mecanismo que o reforçou. O artigo resgata o posicionamento dos formuladores do SINAES sobre o seu processo de implantação e, como fonte, utiliza-se dos artigos publicados na Revista Avaliação, entre os anos de 2003 e 2010.

Biografia do Autor

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Participa do projeto de pesquisa “Políticas de Avaliação e Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996”, coordenado por Maria das Graças Medeiros Tavares (apoioCNPq).

Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Educação. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Desenvolveu a pesquisa “Avaliação da educação superior: concepções e atores, com apoio da FAPESP. Participa do projeto de pesquisa “Políticas de Avaliação e Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996”.

Referências

ALMEIDA, T. L.; PINTO, S. S.; PICCOLI, H. C. Auto-avaliação na fundação Universidade Federal do Rio Grande: metodologia de avaliação. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 515-530, set. 2007.

ANDRIOLA, W. B.; SOUZA, L. A. Representações sociais dos gestores e dos técnicos das unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da autoavaliação institucional. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, p. 45-72 jul. 2010.

AUGUSTO, R.; BALZAN, N. A vez e a voz dos coordenadores das CPAs das IES de Campinas que integram o SINAES. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 12, n. 4, dez. 2007.

BARREYRO, G. B.; ROTHEN, J. C. “Sinaes” contraditórios: considerações sobre a elaboração e a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 955-977, out. 2006.

______. Para uma história da educação superior brasileira: análise dos documentos do PARU, CNRES, GERES e PAIUB. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 13, n. 1, p. 131-152, mar. 2008.

BARREYRO, G. B. De exames, rankings e mídia. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, p. 863-868, nov. 2008.

BASES para uma nova proposta de avaliação da educação superior: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Avaliação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 9-111, mar. 2004.

BERTOLIN, J. A transformação do SINAES: da proposta emancipatória à lei híbrida. Avaliação, Campinas, v. 9, n. 4, p. 67-76, set. 2004.

BORDAS, M. C. et al. O olhar da comissão assessora de avaliação sobre o Enade da área de pedagogia - 2005. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, p. 681-712, nov. 2008.

BOTH, I. Da avaliação precursora ao complemento da avaliação: PAIUB e SINAES construindo pontes. Avaliação, Campinas, v. 10. n. 4, p. 61-73, dez. 2005.

BRITO, M. R. F. O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, p. 841-850, nov. 2008.

______. ENADE 2005: perfil, desempenho e razão da opção dos estudantes pelas licenciaturas. Avaliação, Campinas, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

CARBONARI, M. E. E. Programa de avaliação institucional: possibilidades, desafios e perspectivas. Avaliação, Campinas, v. 11, n. 1, p. 87-101, mar. 2006.

COSTA, J. J.; ZAINKO, A. S. Avaliação para qual Universidade? Um enfoque / antropológico da reforma da Avaliação tendo como referencial a universidade em um contexto de globalização. Avaliação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 125-139, mar. 2004.

DIAS SOBRINHO, J. Qualidade, avaliação: do SINAES a índices. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, p. 817-825, nov. 2008.

______. Sobre a proposta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Avaliação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 113-124, mar. 2004.

EDITORIAL. Avaliação, Campinas, v. 8, n. 4, p. 5, dez. 2003.

GIOLO, J. “SINAES” intermitentes. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, p. 851-856, nov. 2008.

LEITE, D. Ameaças pós-rankings sobrevivência das CPAS e da auto-avaliação. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, p. 833-840, nov. 2008.

LIMANA, A.; BRITO, M. R. F. O modelo de avaliação dinâmica e o desenvolvimento de competências: algumas considerações a respeito do ENADE. Avaliação, Campinas, v. 10, n. 2, p. 9-32, jun. 2005.

LIMANA, A. Desfazendo mitos: o que estão fazendo com o SINAES? Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, p. 869-873, nov. 2008.

MARINHO-ARAUJO, C. M. O desenvolvimento de competências no Enade: a mediação da avaliação no processo de desenvolvimento psicológico e profissional. Avaliação, Campinas, v. 9, n. 4, p. 77-97, dez. 2004.

MARTINS, C. R. A nova proposta para a avaliação da educação superior: notas para uma discussão serena. Avaliação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 173-177, mar. 2004.

MENEGHEL, S. M.; BERTOLIN, J. C. G. Avaliação das Condições de Ensino/ACE do INEP reflexões sobre procedimentos de contribuições das Comissões. Avaliação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 151-171, mar. 2004.

POLIDORI, M. M. Políticas de avaliação da educação superior brasileira: Provão, SINAES, IDD, CPC, IGC e... outros índices. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, p. 439-452, 2009.

POLIDORI, M. M.; FONSECA, D. G.; LARROSA, S. F. T. Avaliação institucional participativa. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, p. 333-348, jun. 2007.

RIBEIRO, M. A. M. A avaliação no contexto histórico brasileiro recente da educação superior. Avaliação, Campinas, v. 10, n. 2, jun. 2005.

RISTOFF, D. O SINAES e os seus Desafios. Avaliação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 179-183, mar. 2004.

RISTOFF, D.; GIOLO, J.; PACHECO, R.; MORALES, A. BASis – Banco de avaliadores do SINAES e perfil dos integrantes. Avaliação, Campinas, v. 11, n. 4, p. 153-172, dez. 2006.

ROTHEN, J.; BARREYRO, G. B. Avaliação da Educação Superior no segundo governo Lula: “Provão II” ou a reedição de velhas práticas? Educação & Sociedade (no prelo).

______. A “Raies” e a Revista Avaliação. A construção de um marco teórico, político e metodológico, 2010. (mimeo.)

SANTANA, A. S. A produção documental da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES) e as políticas de avaliação da educação superior brasileira. Relatório final. Programa Ensinar com Pesquisa. Universidade de São Paulo, EACH, ago. 2009. 65 p.

VENDRAMINI, C. M. M. Avaliação multidimensional de desempenho do estudante. Avaliação, Campinas, v. 10, n. 3, set. 2005.

WEBER, S. Avaliação da educação superior: convergências e divergências. Avaliação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 141-149, mar. 2004.

Downloads

Publicado

2013-06-04

Como Citar

Rothen, J. C., & Barreyro, G. B. (2013). Expansão da educação superior no Brasil e avaliação institucional: um estudo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) na “Revista Avaliação”. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/144

Edição

Seção

Dossiê