A brinquedoteca universitária enquanto um espaço para as crianças de criação e imaginação
DOI:
https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(08)Palavras-chave:
Brinquedoteca, Culturas Infantis, Sociologia da InfânciaResumo
Esse artigo visa apresentar uma reflexão acerca das atividades desenvolvidas em uma brinquedoteca universitária situada no Sul de Minas Gerais, especificamente a partir do desenvolvimento do projeto de pesquisa denominado “Brincando com sucatas”. A metodologia utilizada consistiu na realização de oficinas junto às crianças e na realização de observação e filmagens em áudio e vídeo feitas pelas pesquisadoras e também pelas crianças. O referencial teórico adotado para o estudo está pautado nos pressupostos da Sociologia da Infância. Foi possível constatar que as crianças têm interesse por brinquedos artesanais feitos com sucata, mas que o interesse delas em produzir seus próprios brinquedos é bem maior. A pesquisa mostrou também a importância de se possibilitar um espaço lúdico de troca e de interação entre pares por meio do brincar, no qual a criança possa produzir e sentir-se à vontade em realizar suas atividades utilizando a sucata como matéria prima para sua imaginação.
Palavras-chave: Brinquedoteca; culturas infantis; sociologia da infância.
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