Educação poética em educação não formal: narrativas simbólicas e criações artísticas
DOI:
https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(05)Palavras-chave:
simbolismo, literatura, ações sociodramáticasResumo
O artigo trata da educação poética no cotidiano de sujeitos adultos. A problemática é a de uma educação permanente baseada na escuta e na produção de narrativas simbólicas e da criação por meio de linguagens artísticas. Para tanto, vale-se de ações interventivas por meio de oficinas com mulheres, em rodas de leitura de literatura e de técnicas do sociodrama, do teatro espontâneo e do Teatro do Oprimido, dentro da concepção de educação não formal como campo de educação e para promover uma formação permanente e ao longo da vida. Os conteúdos e repertórios produzidos no momento das oficinas deram origem a construções de poéticas pessoais sob a forma de uma ação ligada simbolicamente ao universo feminino, a tecelagem. A partir disso, foi possível pensar e refletir sobre ser mulher na sociedade contemporânea, com suas conquistas, desafios, avanços, retrocessos, lutas, tensões, desejos, afetos, sensibilidades ao longo de todo o processo de vida.Palavras-chave: Simbolismo; literatura; ações sociodramáticas.
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