A Aprendizagem Significativa: estratégias facilitadoras e avaliação

Autores

  • Evelyse dos Santos Lemos FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.291

Resumo

Este texto corresponde à conferência final do 1º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa e tem como propósito relacionar os conceitos e princípios da Teoria de Aprendizagem Significativa com o cotidiano da prática docente, particularmente com as decisões relacionadas às escolhas das estratégias de ensino e de avaliação. O principal objetivo é evidenciar o caráter complexo e contextual dos processos de ensino e de aprendizagem bem como a inexistência de estratégias de ensino e de avaliação que sejam ideais por si só. Considerando que estamos analisando uma teoria de ensino e que nossa preocupação é o processo de ensino e de aprendizagem, a apresentação está organizada em três momentos: 1) a contribuição da TAS como um referencial teórico para orientar o fazer docente; 2) o processo de organização do ensino subsidiado pela TAS e, simulando a possibilidade de se oferecer uma receita para algo que não tem receita, 3) apresentação de alguns princípios considerados ideais para orientar o professor na decisão das estratégias de ensino e de avaliação.

Biografia do Autor

Evelyse dos Santos Lemos, FIOCRUZ

Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde – Departamento de Ensino do IOC/Fiocruz.

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2.ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 625p.
AUSUBEL, D. P. The acquisition and retention of knowledge.: a cognitive view. USA: Kluwer Academic Publishers, 2000. 212p.
BORGES, E. L. Os Mapas Conceituais como instrumentos facilitadores da Aprendizagem Significativa em Biologia Celular. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2., 1999, Valinhos. Atas... Valinhos: ABRAPEC, 1 CD-ROM, 1999.
CAMPANARIO, J. M. Asalto al Castillo: ¿A qué esperamos para abordar en serio la formación didáctica de los profesores universitários de ciencias? Enseñanza de las ciencias. Barcelona, 20 (2), p.315-325, 2002.
CHEVALARD, Y. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 19, n. 2, p.221-266, 1999.
GOWIN, D. B. Educating. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1981. 210p.
LEMOS, E. S.; MOREIRA M. A. (Re)situando a Teoria de Aprendizagem Significativa na prática docente, na formação de professores e nas investigações educativas. Encontro Internacio­nal sobre Aprendizagem Significativa, 4. Atas... Alagoas: UFAL, 2003, 1 CD-ROM. (no prelo)
LIMA, Adriana de Oliveira. Avaliação escolar.: julgamento ou construção? 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar.: estudos e proposições. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1995.
MINTZES, J. J.; WANDERSEE, J. H.; NOVAK, J. D. Ensinando Ciência para a compreensão.: uma visão construtivista. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.
MONTEIRO, A. M. F. C. Professores: entre saberes e práticas. Educação & Sociedade, n. 74, Campinas: Cedes, p.121-142, 2001.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. In: Moreira, M. A.; Caballero Sahelices, C.; Palmero M. L. Rodríguez (Eds.) Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo, 2. Actas... Universidad de Burgos, 1997. p.19-44.
______. Aprendizagem Significativa. Brasília: UnB, 1999. 129p.
______. Aprendizage Significativo: teoria y práctica. Madrid: Visor, 2000.
NOVAK, J. D.; Gowin, D. B. Aprendendo a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1988. 212p.
NOVAK, J. D. Uma teoria de educação. São Paulo: Pioneira, 1981. 252p.
______. Learning, Creating and Using Knowledge. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1998.
______. Aprender, criar e utilizar o conhecimento.: Mapas Conceituais como ferramentas de facilitação nas escolas e empresas. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000. 252p.
SCHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth. In: Teaching Educational Researcher, v. 15, n. 2, 1986, p.4-14.

Downloads

Publicado

2013-06-17

Como Citar

Lemos, E. dos S. (2013). A Aprendizagem Significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (21). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.291

Edição

Seção

Dossiê