Escrevivências de uma professora negra: saberes ancestrais no município de João Neiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1934

Palavras-chave:

escrevivência, pesquisa narrativa, saberes ancestrais

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as escrevivências de uma mulher negra, professora aposentada, com base nos saberes ancestrais, especialmente acerca do Congo, que é uma expressão cultural secular do Estado do Espírito Santo (ES). Para alcançar o objetivo proposto, foi usada a metodologia da pesquisa documental e bibliográfica e a pesquisa narrativa, a partir das conversas realizadas com moradoras antigas do município de João Neiva, ES. Nesse sentido, foi possível conhecer as histórias da população negra que habita o município e que está invisibilizada nos livros oficiais. Com as narrativas produzidas, fortalecemos o sentimento de pertencimento, de saber de onde viemos e o reconhecimento de uma sabedoria ancestral que tem nos movido até aqui. Desse modo, reescrevemos as nossas histórias e valorizamos as memórias do povo negro. Assim, reafirmamos a importância de cumprir as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 com a realização de uma educação antirracista, com foco no tema da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Indígena nos cotidianos escolares.

Biografia do Autor

Magna Mota, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU), João Neiva, Espírito Santo, Brasil.

Especialização em Educação e Direitos Humanos (Modalidade Educação a Distância) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e professora pedagoga aposentada.

Andreia Teixeira Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO) e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Mota, M. ., & Ramos, A. T. (2024). Escrevivências de uma professora negra: saberes ancestrais no município de João Neiva. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(67), 49–73. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1934