A alma feminina em santinhos católicos
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1728Palavras-chave:
alma feminina, imagem, gênero, santinhos católicosResumo
O artigo discute os santinhos como elemento de reiteração de condutas na atribuição de uma alma feminina. A análise utiliza elementos teórico-analíticos de estudos de gênero e performatividade, arqueogenealógicos, de estudos culturais e de estudos sobre imagem e comunicação. Aborda-se um corpus de análise constituído de santinhos da iconografia católica, interpolando-o com enunciados de outros materiais culturais para dar visibilidade à rede interdiscursiva e a aspectos performativos que marcam a posição de um sujeito com uma alma feminina.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
ALVES, José Pereira. Assim deveis rezar. Coleção Popular de Formação Espiritual. Rio de Janeiro: Petrópolis; São Paulo: Vozes, 1944.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
AUSTIN, John. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Lisboa: Edições 70, 1999.
BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do sexo. São Paulo: N1 Edições, 2019.
BUTLER, Judith. Corpos em Aliança e a política nas ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, Judith. Regulações de Gênero. Cadernos Pagu, Campinas, n. 42, p. 249-74, 2016.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CLARET, Antonio Maria. Catecismo da Doutrina Cristã. Adaptado à capacidade dos meninos. Ilustrado com gravuras. São Paulo: Oficinas Gráficas, 1934.
DERRIDA, Jacques. Margens da Filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
DOMENÈCH, Miguel; TIRADO, Francisco; GÓMEZ, Lúcia. A dobra: psicologia e subjetivação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Nunca Fomos Humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
DO Ó, Jorge Ramos. O governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX - meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003.
ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Perspectiva, 1991.
ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FOUCAULT, Michel. Estratégias de Poder Saber. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos IV. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território e População: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1996.
HAMELINE, Jean-Yves. L’accordo rituale: pratiche e poeticche della liturgia. Milano: Edizione Glossa, 2009.
IRIGARAY, Luce. Il Toccare Della Grazia. Spazio Filosofico, Torino, n. 17, p. 239-50, fev. 2016.
LENTA, Padre Celeste. Doutrina Cristã: Catecismo para a Primeira Comunhão. São Paulo: Pia Sociedade de São Paulo, 1953.
MAIA, Antonio. Pequeno Dicionário Católico. Rio de Janeiro: Imprimatur, 1996.
NEGROMONTE, Alvaro. Pedagogia do Catecismo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1961.
PRINS, Baukje; MEIJE, Irene Costera. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, jan. 2022.
ROSE, Nicolas. Inventando nossos eus. In: SILVA, Tomaz Tadeu. Nunca Fomos Humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 137-204.
SANTIAGO, Silvino. Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1976.
SONTAG, Susan. A Vontade Radical. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
STREFLING, Sérgio Ricardo. A Atualidade das Confissões de Santo Agostinho. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 156, p. 259-72, jun. 2007.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rosângela Tenório de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.