Literacia familiar e o governo de mulheres-mães: o currículo do Conta pra Mim e a conformação de corpos-femininos no espaço doméstico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1727

Palavras-chave:

Currículo cultural, Relações de poder, Mulheres-mães

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em que se analisou um documento disponibilizado pela Política Nacional de Alfabetização no Brasil (PNA), o Guia de Literacia Familiar. Este artefato cultural é parte central do programa do Governo Federal Conta pra Mim, que foi lançado em 2019, com o objetivo de incentivar um modo de praticar a leitura, a escrita e estímulos ao desenvolvimento da oralidade, com as crianças e suas famílias, em casa. Embora tenha objetivos que se vinculam ao currículo escolar, o Guia se direciona para as famílias, constituindo-se, portanto, como um currículo não escolar, que convoca as famílias a assumirem determinadas posturas que comumente são esperadas da escola. O objetivo deste trabalho é mostrar, com base nos estudos pós-críticos de currículo, como o Guia de Literacia Familiar atua como currículo cultural e recorre a técnicas de biopoder para operar conformando corpos-femininos no espaço doméstico de diferentes formas. Argumenta-se que este currículo, implementado para ser efetivado na esfera doméstica, que aciona evidências científicas com relação ao “hábito materno” para se legitimar, intenciona convocar as mulheres-mães para acatarem essa responsabilidade, uma vez que elas ainda são a maioria entre as pessoas que ocupam o espaço doméstico.

Biografia do Autor

Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa "Currículos, Culturas e Diferença". Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora Alfabetizadora na rede pública e privada em Belo Horizonte.

Maria Carolina da Silva Caldeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Pedagogia pela UFMG. Professora do Centro Pedagógico da UFMG. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG, na linha de pesquisa Currículos, Culturas e Diferença.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Vasconcelos, M. B. de F. ., & Caldeira, M. C. da S. (2022). Literacia familiar e o governo de mulheres-mães: o currículo do Conta pra Mim e a conformação de corpos-femininos no espaço doméstico. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 227–249. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1727

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder