Gestão democrática e formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1498

Palavras-chave:

educação, gestão democrática, formação de professores

Resumo

Ao refletir sobre gestão democrática e formação de professores no Brasil, com ênfase no caminho traçado para a cidadania, no Estado patrimonial, na universidade pública e no papel dos formadores de professores diante dos mecanismos de participação, este texto objetiva problematizar a formação de professores como um eixo fundante da promoção dos valores que fomentam a atuação voltada para uma gestão democrática na escola, bem como o entendimento da sua importância. Para cumprir com tal objetivo, é feito um estudo exploratório, de abordagem qualitativa. Partimos do pressuposto de que, na Educação Superior, a discussão crítica sobre o papel do Estado e a participação popular estimulam a formação de professores comprometida com  uma proposta de educação (e gestão) conduzida por um processo efetivamente democrático. Esse adjetivo empregado junto ao Estado brasileiro tem um caminho complexo e lento de firmamento de raízes em solo não tão fértil, o que faz com que seja necessário discutir tais idiossincrasias, temendo ventos fortes no sentido contrário, que abalem o pouco de sombra que se formou até aqui.

Biografia do Autor

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutora, doutora e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco (FAECA).  Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Casagrande, A. L. (2021). Gestão democrática e formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(57), 147–165. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1498

Edição

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Artigos