Gestão democrática e formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1498Palavras-chave:
educação, gestão democrática, formação de professoresResumo
Ao refletir sobre gestão democrática e formação de professores no Brasil, com ênfase no caminho traçado para a cidadania, no Estado patrimonial, na universidade pública e no papel dos formadores de professores diante dos mecanismos de participação, este texto objetiva problematizar a formação de professores como um eixo fundante da promoção dos valores que fomentam a atuação voltada para uma gestão democrática na escola, bem como o entendimento da sua importância. Para cumprir com tal objetivo, é feito um estudo exploratório, de abordagem qualitativa. Partimos do pressuposto de que, na Educação Superior, a discussão crítica sobre o papel do Estado e a participação popular estimulam a formação de professores comprometida com uma proposta de educação (e gestão) conduzida por um processo efetivamente democrático. Esse adjetivo empregado junto ao Estado brasileiro tem um caminho complexo e lento de firmamento de raízes em solo não tão fértil, o que faz com que seja necessário discutir tais idiossincrasias, temendo ventos fortes no sentido contrário, que abalem o pouco de sombra que se formou até aqui.
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