Da instrução à educação: aportes para a compreensão do audiovisual como tecnologia educacional
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1065Palavras-chave:
tecnologia educacional, audiovisuais, instrução, mídia.Resumo
Este artigo oferece uma revisão conceitual sobre a utilização dos audiovisuais em processos educativos. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um breve histórico que focaliza o debate conceitual e aprofundado entre tecnologia instrucional e tecnologia educacional. A cronologia traçada fornece respaldo para a abordagem do audiovisual no contexto de desenvolvimento das mídias massivas oscilando seu papel, ora como tecnologia instrucional, ora como tecnologia educacional. Finalmente, apresenta-se e problematiza-se o papel do audiovisual na sociedade contemporânea, permeada pelas tecnologias digitais. O objetivo maior deste manuscrito é investigar as bases que sustentam o uso educacional do audiovisual e oferecer arcabouço histórico e conceitual que viabilize sua permanência e desenvolvimento em outros suportes que permeiam o mundo contemporâneo (como smartphones e tablets) e não apenas em aparelhos televisivos.
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