O abandono escolar perante os constrangimentos da exclusão e a atração do mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(02)Palavras-chave:
Papel da Escola, Inclusão e Abandono EscolarResumo
A partir da década de 70, uma das principais apostas da educação em Portugal foi a construção de uma escola promotora da inclusão e da igualdade de oportunidades. Porém muitos desses impulsos reformistas vieram a ser marcadamente comprometidos, ou mesmo alienados, na falta de eficácia e de justiça da escola, incapaz de concretizar plenamente as aspirações individuais e colectivas de uma sociedade em mutação. O artigo aborda o problema do abandono escolar experimentado e vivido pelos jovens que não concluíram o ensino secundário e centra-se na análise de conteúdo de 30 entrevistas recolhidas numa amostra de conveniência do grupo dos que, tendo abandonado a escola, a ela voltaram para concluir um ou mais ciclos de estudos. Os resultados levantam duas questões que se abrem para o futuro: 1) Pode a actual rigidez do currículo ser compatível com uma escola determinada em preparar os indivíduos para a vida? 2) Estarão os agentes educativos, conscientes, empenhados e preparados para a prestação de um serviço educativo centrado nos alunos, suas necessidades, potencialidades e aspirações?
Palavras-chave: Papel da escola; inclusão; abandono escolar.
Referências
ALVES, N.; CANÁRIO, R. Escola e exclusão social: das promessas às incertezas. Análise Social, Lisboa, v. XXXVIII, n. 169, p. 981-1010, 2004.
BARRETO, M.; COELHO, A. Percursos recentes da construção da profissão docente em Portugal caminhos controversos que implicam valores. CONGRESSO AFFIRSE, 18. Actas... Lisboa, 2010.
BARROSO, J. A regulação das políticas públicas de educação: espaços, dinâmicas e atores. Lisboa, Portugal: EDUCA, 2006.
BATISTA, J. Inclusão para o desenvolvimento: a face oculta da exclusão escolar. Gestão e Desenvolvimento, Lisboa, n. 17-18, p. 123-140, 2009-2010.
BAUDELOT, C.; GLAUDE, M. Les diplômes se dévaluent-ils en se multipliant. Économie et Statistique [online], v. 225, n. 1, p. 3-15, out. 1989.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
BRUTO DA COSTA, A. Exclusões sociais. Lisboa: Gradiva, 1998.
CANÁRIO, R. Territórios educativos e políticas de intervenção prioritária: uma análise crítica. Perspectiva [online], Florianópolis, v. 22, n. 01, p. 47-78, jan./jun. 2004.
______. O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto, Portugal: Porto Editora, 2005.
CARVALHO, A. Antropologia da exclusão ou o exílio da condição humana. Porto, Portugal: Porto Editora, 2012.
CASTEL, R. Espacios de poder. Madrid: La Piqueta, 1991.
CLAVEL, G. A sociedade da exclusão – compreendê-la para dela sair. Porto, Portugal: Porto Editora, 2004.
COELHO, A. O cidadão como pessoa e os paradoxos da cidadania – matemática e pessoa. Porto, Portugal, ISET: 2006.
DUBET, F. Les Lycéens. Paris: Seuil, 1991.
______. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa [online], São Paulo, n.119, p. 29-45, jul. 2003.
DUBET, F.; LAPEYRONNIE, D. Les quartiers d’exil. Paris: Seuil, 1994.
FITOUSSI, J.-P.; ROSANVALLON, P. A nova era das desigualdades. Oeiras, Portugal: Celta, 1997.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1975.
GOMES, A. A. A Escola Pública: formas de exclusão e de controle. Perspectiva em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, MS, v. 1, n. 1, p. 1-13, jan./jun. 2014.
HABERMAS, J. Teoria política: obras escolhidas. Lisboa: Edições 70, 2015. Vol. IV.
JUSTINO, D.; PASCUEIRO, L.; FRANCO, L.; SANTOS, R.; ALMEIDA, S.; BAPTISTA, S. Atlas da educação – contextos sociais e locais do sucesso e insucesso. Portugal 1991-2012. Lisboa, Portugal: CESNOVA, 2014.
MESSU, M. La pauvreté cachée. Une analyse bachelardienne du concept depauvreté. Paris: Editions de l’Aube, 2003.
NEVES, A. Programas de apoio à família. In: RODRIGUES, M. (Org.). 40 Anos de educação em Portugal. Coimbra, Portugal: Almedina, 2015. Vol. I.
PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto, Portugal: Porto Editora, 1995.
ROOM, G. Beyond the threshold: the measurement and analysis of social exclusion. Bristol, Inglaterra: Policy Press, 1995.
SANTOS, B. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Oficina do CES, Coimbra, Portugal, n. 135, jan. 1999.
TANGUY, L. Do sistema educativo ao emprego. Formação: um bem universal? Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 20, n. 67, p. 48-69, ago. 1999.
TORRES, C. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
TRAVI, M.; OLIVEIRA-MENEGOTTO, L.; SANTOS, G. A escola contemporânea diante do fracasso escolar. Rev. Psicopedagogia, São Paulo, v. 26, n. 81, p. 425-434, 2009.
WILLIS, P. Learning to labour: how working class kids get working class jobs. Farnborough, Inglaterra: Saxon House, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.