Aprendizagem em Geografia no quarto ano do ensino fundamental: reflexões sobre a interdisciplinaridade
Resumen
A pesquisa abordou a interdisciplinaridade na construção do conhecimento geográfico: uma reflexão sobre a prática pedagógica no quarto ano do ensino fundamental. Apresentou como apoio de pesquisao Grupo de Pesquisa Fenomenologia, Formação, Linguagem Lúdica, Interdisciplinaridade em Pesquisa e Educação (FFLLIPE). A pesquisa trouxe como problemática a reflexão sobre a construção do conhecimento geográfico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma prática pedagógica interdisciplinar no quarto ano de uma escola estadual de Maracaju, MS. O objetivo da investigação foi compreender a prática pedagógica geográfica com enfoque interdisciplinar. A experiência foi desenvolvida na Escola Estadual Manoel Ferreira de Lima, no ano de 2010. O processo de investigação apresentou uma abordagem qualitativa, observação das aulas e realização de entrevista, utilizando questões abertas, com a professora regente da sala. O referencial teórico apresentou como base de interlocução, autores como Callai (2003), Castrogiovanni, Callai e Kaercher (2003a e 2003b), Cortella (1998), Fazenda (1993, 2001), Freire (1999, 2003, 2002, 2005), Thiesen (2008) e outros. O aprofundamento teórico trouxe como reflexão a interdisciplinaridade e o ensino de Geografia. Os principais resultados evidenciam que as crianças podem aprender Geografia apresentando como ponto de partida e chegada o espaço vivido e concebido em sua totalidade. Para isso, diferentes práticas pedagógicas foram criadas para proporcionar a construção de um conhecimento vivo, integrado e significativo.
Citas
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia é ensinada nas séries iniciais? Ou aprende-se Geografia nas séries iniciais. In: TONINI, Ivaine Maria. O ensino da Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
______. Do ensinar Geografia ao produzir o pensamento geográfico. In: REGO, N. et al. (Orgs.). Um pouco do mundo cabe nas mãos: geografizando em educação o local e o global. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. Ensino de geografia. Práticas e Textualizações. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003a.
______. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Porto Alegre: UFRGS, 2003b.
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento. Fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez, 1998.
COSTELLA, Roselane Zordan. Como ambiência reflete na construção de maquetes. In: AIGNER, Carlos; LINDAU, Heloísa; PIRES, Cláudia; REGO, Nelson. Um pouco do mundo cabe nas mãos: geografizando em educação o local e o global. Porto Alegre: UFRGS, 2003. (Coleção Geração de Ambiências).
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
______. Interdisciplinaridade. Um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
FAZENDA, Ivani. (Org.). Dicionário em construção: interdiscplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
______. À sombra desta mangueira. 4. ed. São Paulo: Editora Olho d’Água. 2004.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
______. Na escola que fazemos. Uma reflexão interdisciplinar em educação popular. Petrópolis: Vozes, 2002.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia. O cotidiano do professor. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano; MAZZA, Débora (Org.). Fazer escola conhecendo a vida. São Paulo: Papirus, 1987.
HAMMES, Care Cristiane. Experiência interdisciplinar através de projeto de trabalho no contexto da escola: Saberes construídos pelos professores. 2007.147 f. Dissertação (Mestrado em Educação, área de Ciências Humanas) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas São Paulo: EPU, 1986.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. Da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1990.
______. A natureza do espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. In: Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 13, n. 39, p. 67-85, set/dez. 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.