Globalização e Educação a Distância: novos desafios à formação do professor
Resumen
O texto discute a EAD, no contexto e no processo de globalização, evidenciando que apesar do seu desenvolvimento ligado ao avanço das novas tecnologias da informação esta não é sinônimo daquela. Faz uma discussão sobre os conceitos de tempo/espaço e presencialidade na EAD mostrando que estes paradigmas ajudam a romper, em relação à educação presencial e devem ser resignificados em um projeto político pedagógico que tenha compromisso com uma educação de qualidade.Enfim, procura mostrar que a EAD, ao possibilitar o rompimento desses paradigmas deve servir como aparato a democratização do acesso e da permanência na escola, deve se colocar, pois, a serviço da inclusão social.
Citas
APARICI, Roberto. Mitos de la educación a distancia y de las nuevas tecnologías in RODRÍGUEZ, Eustaquio M. La educación a distancia en tempo de cambios.Madri: De la Torre, 1999.
BELLONI, Mª Luiza. Educação a distancia. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1999.
BERMAN, Marshall, Tudo o que é sólido desmancha no ar: a aventura da Modernidade.São Paulo: Cia das Letras, 1996.
BOBBIO, N, A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
GARCIA, Walter. Perspectivas em conflito na formação do professor: notas para um debate. Palestra: Espírito Santo, Set/2001.
___________. A Educação Que Queremos No Século XXI. Palestra: Campo Grande, Out/2001.
HAWKING, S. W. Uma breve história do tempo: do Big Bang aos buracos negros. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LEITE, Vera Lucia M.A morte do diploma nacional :ou de como fica a certificação no ciberespaço. No prelo.
LEVY, Pierre: O que é cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LITWIM, Edith.(org).Educação a distancia: temas para o debate de uma nova agenda educativa.
SANCHO, Juana M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Art méd, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.