Anísio Teixeira e a pesquisa em educação no Brasil: ensaio sobre o processo de formação do campo

Autores/as

  • Carlos Eduardo Vieira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.535

Resumen

A intenção deste ensaio é discutir, a partir de alguns marcos históricos e teóricos, a configuração da Área da Pesquisa em Educação no Brasil, enfatizando particularmente as dificuldades verificadas no processo de formação dos intelectuais envolvidos neste campo de pesquisa. A análise incidirá especificamente sobre a concepção de Anísio Teixeira da relação entre ciência e educação, bem como sobre as implicações desta visão no processo de formação do campo da pesquisa em educação no Brasil. As fontes deste texto serão a literatura que aborda a questão da pesquisa na área e alguns textos que evidenciam a concepção de Teixeira. O período analisado se estende da década de 30, momento de implantação das primeiras experiências de pesquisa em educação no país, até o processo de introdução dessa área de pesquisa na universidade brasileira, na década de 70.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Vieira, UFPR

Doutor em História da Educação, Professor da Área Temática de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Endereço eletrônico: cevieira@ufpr.br.

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Publicado

2013-11-05

Cómo citar

Vieira, C. E. (2013). Anísio Teixeira e a pesquisa em educação no Brasil: ensaio sobre o processo de formação do campo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (15). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i15.535

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Sección

Artigos