Carneiro Leão: a educação popular e a formação de professores

Autores/as

  • Josie Agatha Parrilha da Silva Universidade Estadual de Maringá.
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.495

Resumen

Carneiro Leão (1887-1966) ao defender uma educação popular no Brasil, diferente da educação livresca ofertada para uma minoria da população, propunha a organização nacional do ensino sob responsabilidade do Governo Federal. Para tanto, insistia na necessidade de reformar o ensino, e concebia que isto exigia uma reforma geral da escola normal, pois esta prepararia os futuros professores. Assim, este trabalho pretende analisar a proposta de Carneiro Leão para o curso normal, por meio de alguns de seus textos escritos e publicados conjuntamente no livro “Problemas de Educação” (1918). Para este autor, os cuidados com a formação do professorado tornavam-se fundamentais, o curso normal deveria “ensinar a ensinar” crianças, para tanto, deveria incluir em seu programa a psicologia aplicada à educação, bem como estágios e atividades práticas.

Biografía del autor/a

Josie Agatha Parrilha da Silva, Universidade Estadual de Maringá.

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de
Maringá.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Filosofia e História da Educação pela
Universidade Estadual de Campinas. Professora do Mestrado
em Educação da Universidade Estadual de Maringá
e atual coordenadora do GT – Maringá do Grupo de Pesquisas
“História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR).

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Publicado

2013-11-04

Cómo citar

Silva, J. A. P. da, & Machado, M. C. G. (2013). Carneiro Leão: a educação popular e a formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (17). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.495

Número

Sección

Artigos