Formação e trabalho docente: uma análise da noção de competências
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.494Resumen
O trabalho docente representa uma prática social vital para a lógica do Capital, em sua busca de criar novas possibilidades de subordinar o Trabalho e, em seus desdobramentos, gestar e materializar sua hegemonia nas múltiplas esferas constitutivas da sociabilidade. Parte da lógica do Capital deriva suas ações, no âmbito das políticas e práticas formativas, com base nas denominadas competências convertidas em atributo essencial para a formação docente. De acordo com essas observações, o tema apresentado compreende o trabalho como prática social fundante e busca problematizar a noção de competências como mediação da mercantilização do trabalho docente no contexto das propostas de formação atinentes às reformas educacionais em curso.
Citas
ALESSANDRINI, Cristina Dias. O desenvolvimento de competências e a participação pessoal na construção de um novo modelo educacional. In: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Mônica Gather. As competências para ensinar no século XXI. Tradução Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a firmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
ARCE, Alessandra. A formação de professores sob a ótica construtivista. Primeiras aproximações e alguns questionamentos. In: DUARTE, Newton (org.). Sobre o construtivismo. Campinas-SP: Autores Associados, 2000.
CASTRO, Maria Helena Guimarães de. O sistema brasileiro: tendências e perspectivas. In: VELLOSO, João Paulo dos Reis; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de (coord.). Um modelo para a educação no século XXI. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
CAINZOS, Manuel. O consumo como tema transversal. In: BUSQUETS, Dolors Maria et al. Temas transversais em educação. Bases para uma formação integral. 6. ed. Tradução Cláudia Schilling. São Paulo: Ática, 2003.
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2001.
GONZÁLEZ, Jorge L. C. Trabalho e cotidiano. In: BATISTA, Roberto; ARAÚJO, Renan (org.). Desafios do trabalho. Capital e luta de classes no século XXI. Londrina: Práxis, 2003.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1989.
MELLO e SOUZA, Alberto de. Um modelo de educação para o século XXI: notas sobre um seminário. In: VELLOSO, João Paulo dos Reis; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de (coord.). Um modelo para a educação no século XXI. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
MIRANDA, Marília G. de. Pedagogias psicológicas e reforma educacional. In: DUARTE, Newton (org.). Sobre o construtivismo. Campinas-SP: Autores Associados, 2000.
MORENO, Montserrat. Temas transversais: um ensino voltado para o futuro. In: BUSQUETS, Dolors Maria et al. Temas transversais em educação. Bases para uma formação integral. 6. ed. Tradução Cláudia Schilling. São Paulo: Ática, 2003.
PERRENOUD, Philippe. A formação dos professores no século XXI. In: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Mônica Gather. As competências para ensinar no século XXI. Tradução Cláudia Schilling e Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SALM, Cláudio; FOGAÇA, Azuete. A propósito do seminário sobre educação, força de trabalho e competitividade. In: VELLOSO, João Paulo dos Reis; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de (coord.). Um modelo para a educação no século XXI. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
SOUZA, Paulo Renato de. Os desafios para a educação no limiar do novo século. In: VELLOSO, João Paulo dos Reis; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de (coord.). Um modelo para a educação no século XXI. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.