Formação e trabalho docente: uma análise da noção de competências

Autores/as

  • Jorge Luis Cammarano Gonzales UNISO
  • Wilson Sandano UNISO

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.494

Resumen

O trabalho docente representa uma prática social vital para a lógica do Capital, em sua busca de criar novas possibilidades de subordinar o Trabalho e, em seus desdobramentos, gestar e materializar sua hegemonia nas múltiplas esferas constitutivas da sociabilidade. Parte da lógica do Capital deriva suas ações, no âmbito das políticas e práticas formativas, com base nas denominadas competências convertidas em atributo essencial para a formação docente. De acordo com essas observações, o tema apresentado compreende o trabalho como prática social fundante e busca problematizar a noção de competências como mediação da mercantilização do trabalho docente no contexto das propostas de formação atinentes às reformas educacionais em curso.

Biografía del autor/a

Jorge Luis Cammarano Gonzales, UNISO

Doutor em Educação (PUC-SP). Professor do Programa de
Mestrado em Educação da UNISO.

Wilson Sandano, UNISO

Doutor em Educação (UNIMEP). Professor do Programa
de Mestrado em Educação da UNISO.

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Publicado

2013-11-04

Cómo citar

Gonzales, J. L. C., & Sandano, W. (2013). Formação e trabalho docente: uma análise da noção de competências. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (17). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i17.494

Número

Sección

Artigos