Processamento da informação e aprendizagem significativa na solução de problemas

Autores/as

  • Márcia Regina Ferreira de Brito Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.293

Resumen

O presente texto busca estabelecer alguns pontos de proximidade entre a teoria da aprendizagem significati­va de David P. Ausubel e a teoria do processamento de informação. Apresenta resumidamente o desenvolvimen­to da Psicologia Cognitiva e as diferenciações entre esta e a Ciência Cognitiva, incluindo algumas explicitações de conceitos como maturação, desenvolvimento, aprendizagem e solução de problemas, sendo este último o principal foco de análise. O texto refere-se à solução de problemas como uma atividade mental superior ou de alto nível que envolve o uso de conceitos e princípios necessários para atingir a solução. Este processo apresenta fases bem definidas e sobre as quais a maioria dos autores apresentam concordân­cia. Finalizando, o texto apresenta resumidamante as fases de pensamento durante a solução de problemas, destacando a aprendizagem significativa como elemento essencial para obtenção de resultados.

Biografía del autor/a

Márcia Regina Ferreira de Brito, Universidade Estadual de Campinas

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde atua nos cursos de graduação e Pós-Graduação. Coordena o grupo de pesquisas sobre Psicologia da Educação Matemática.

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Publicado

2013-06-17

Cómo citar

Brito, M. R. F. de. (2013). Processamento da informação e aprendizagem significativa na solução de problemas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (21). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.293

Número

Sección

Dossiê